Metrô na França gera energia limpa com passos dos passageiros


 

metro1

Olha que incrível, o piso do metrô de Sait-Omer, no norte da França, gera energia com os passos dos passageiros. Sempre que alguém pisa em um dos 14 “azulejos” retangulares instalados no chão, a placa produz cerca de 7 watts de eletricidade.

A energia fica armazenada em pequenas baterias e tem um tempo de vida de 72 horas. No momento, a eletricidade está sendo usada para alimentar as lâmpadas de LED da estação. O metrô também instalou duas entradas USB gratuitas para os passageiros recarregarem seus eletrônicos.

Futuramente, o metrô pode se tornar autossuficiente em energia limpa com essa invenção. A tecnologia do piso, inclusive, começa a ser testada em outros lugares do mundo, incluindo o Brasil.

É o caso do campo de futebol do Morro da Mineira, no Rio de Janeiro, queproduz energia a partir dos passos dos jogadores. Lá, a eletricidade gerada é usada para acender os refletores da quadra durante a noite.

A ideia é excelente, mas os moradores reclamam que o preço do aluguel da quadra aumentou muito. A própria empresa responsável pelo projeto reconhece que o alto custo é uma falha do piso, mas ela garante que o preço deve cair na medida em que ele se popularizar.

metro1

metro2

metro3

metro4

metro5metro1

Fonte: Razões pra acreditar