Informações e Inscrições do Simpósio pelo endereço: http://www.easfdb.com
O 1° Simpósio de Mudanças Climáticas em Ambientes Urbanos da Região Sul irá reunir, nos dias 10 e 11 de novembro de 2016, profissionais de diversas áreas do conhecimento e comunidade para discutir os impactos, as medidas mitigadoras e os processos viáveis que permitam a melhor gestão das cidades frente a esse fenômeno. O evento contará com os temas: Mudanças Climáticas, Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE), Saúde Pública, Infraestrutura urbana, Gestão de riscos, Energias renováveis e Tecnologias limpas. O objetivo do Simpósio consiste em promover a discussão científica, a troca de experiências e a conscientização dos cidadãos em torno da temática, de forma a viabilizar a gestão e redução do risco climático nos municípios do Sul do país, de acordo com o definido pelo Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima elaborado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações – MCT&I.
Objetivos –
O objetivo deste Simpósio consiste em promover a discussão científica, a troca de experiências e a conscientização dos cidadãos em torno dos impactos das mudanças climáticas nas cidades, de forma a viabilizar a gestão e redução do risco climático no Sul do país, de acordo com o definido pelo Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima do MCT&I: de "orientar a (…) disseminação do conhecimento científico, técnico e tradicional apoiando (…) a disseminação de informação sobre o risco climático e o desenvolvimento de medidas de capacitação de entes do governo e da sociedade em geral".
Palestrantes confirmados –
MARTHA MACEDO DE LIMA BARATA – Membro do conselho de coordenação da Urban Climate Change Research Network(Columbia University – USA)/ IOC-FIOCRUZ/ RJ.
CARLOS EDUARDO MORELLI TUCCI – professor universitário do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e FEEVALE / recebeu o prêmio International Hydrology Prize dado pela International Association of Hydrologic Science – IAHS com a UNESCO e OMM das Nações Unidas.
MAURO PASSOS – Diretor Presidente do Instituto Ideal – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina.
Cel. ALEXANDRE LUCAS ALVES – Coord. Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte / Colaborador e palestrante da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.
SOPHIA PICARELLI – Gerente de Projetos do ICLEI SAMS – Governos Locais para a Sustentabilidade.
LUIZ CARLOS PINTO DA SILVA FILHO – Diretor da Escola de Engenharia (UFRGS); Diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/RS) e líder dos Grupos de Pesquisa LEME (Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais) e GRID (Gestão de Riscos em Desastres).
PATRICK WALESKO FONTES – Arquiteto e Urbanista; Vice-diretor de Resiliência de Porto Alegre para a organização 100 Cidades Resilientes, promovida pela Fundação Rockefeller.
CLAUDINÉIA BRAZIL SALDANHA – Meteorologista; Professora e pesquisadora universitária; Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.
Público Alvo –
Engenheiros, arquitetos e urbanistas, biólogos, meteorologistas, geólogos, gestores públicos, agentes da defesa civil, empresários, agentes comunitários, servidores públicos municipais, estudantes e professores de Cursos de graduação e pós-graduação, ONGs ambientais, dentre outros profissionais e setores da sociedade interessados na busca da construção de cidades sustentáveis e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas.
Parceiros que apoiam o Simpósio –
UCCRN – Urban Climate Change Research Network está sediada na Universidade de Columbia, EUA, reúne mais de 600 cientistas nos cinco continentes em torno do estudo das mudanças do clima e seus efeitos sobre as cidades. O Núcleo América Latina da UCCRN está sediado na Fundação Oswaldo Cruz, no RJ;
ICLEI SAMS – Governos Locais para a Sustentabilidade – principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável;
AHK – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. A AHK atua no fomento às relações econômicas bilaterais entre Brasil e Alemanha e também no desenvolvimento de estudos, ações e projetos que atendam a interesses comuns de empresas e sociedade;
FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul;
Desafio Porto Alegre Resiliente – Escritório da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS;
FDB – Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – A FDB, realizadora desse Simpósio, pertence à Rede Salesiana de Ensino Superior e, em Porto Alegre, oferece cinco opções de cursos de graduação, dentre eles, o de Engenharia Ambiental e Sanitária. Os Salesianos atuam em 132 países nos cinco continentes promovendo a educação, o espírito solidário e a construção da cidadania.
Endereço:
CEP: 90520280 – RS