O Movimento Ecos deu início às atividades de 2017 com uma série de encontros e reuniões realizada durante o mês de fevereiro. O objetivo foi discutir propostas e apresentar as estratégias e metodologias que farão parte do Movimento ao longo de todo o ano.
Os encontros contaram com a participação dos professores Francisco Haas, Pró-reitor de Extensão da Dom Helder, Luiz Antônio Chaves, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), José Cláudio Junqueira, que integra o corpo docente do Mestrado, e Elmo Júlio de Miranda, representante do Movimento junto às escolas da rede pública. Eles trabalharam também na avalição, planejamento e estruturação do projeto Socioambiental de 2017.
“Para este ano, o Movimento traz algumas inovações e mudanças, que estão ligadas diretamente a segmentos específicos em torno das questões socioambientais. Entre os temas escolhidos estão os impactos ambientais, água, energia, alimentação saudável, consumo e a sustentabilidade, de forma geral”, explica o professor Elmo.
As propostas foram repassadas às escolas parceiras por meio de ofício e visitas, realizadas professor Elmo Júlio juntamente com as estagiárias Júlia Reis, Larissa Ferreira e Warlem Claret, da Dom Helder. Mas de 30 instituições já confirmaram sua participação, entre elas:
- Instituto de Educação de Minas Gerais
- Colégio Tiradentes da PMMG
- Escola Ordem e Progresso
- Escola Estadual Flávio dos Santos
- Escola Estadual Pedro II
- Escola Estadual General Carneiro
- Escola Estadual Sagrada Família
- Escola Estadual Maestro Villa Lobos
- Escola Estadual Henrique Diniz
- Escola Estadual Professora Amélia de Castro
- Escola Estadual Zilda Arns Newman
- Escola Estadual Três Poderes
- Escola Estadual Francisco de Menezes
- Escola Estadual Ana de Carvalho
- Escola Municipal Caio Líbano Soares
- Escola Estadual Izabel da Silva Polck
Quatro escolas aderiram ao movimento pela primeira vez:
- Escola Estadual Mendes Pimentel
- Escola Estadual Maurício Murgel
- Escola Estadual Dr. Paulo Diniz
- FUNEC
Cronograma
As inscrições oficiais serão realizadas entre os dias 6 e 24 de março, juntamente com o cadastramento e registro das parcerias. Para as escolas aprovadas, as atividades terão início no dia 24 de março. Já no dia 25 acontece a primeira reunião, com a participação dos diretores e professores dessas escolas.
“Uma importante observação é perceber que o Movimento teceu uma grande intimidade e transformação, passando a fazer parte do espaço sociocultural das escolas parceiras. O Ecos contribui também para uma maior compreensão da Educação Ambiental e de sua capacidade transformadora, revendo valores e criando raízes. Essa percepção está na expectativa dos alunos, professores e diretores, quando retornamos às escolas em visitas”, afirma o professor Elmo Júlio.