Ecos assina novos contratos de bolsas e define ações do semestre


Com equipe montada, o Movimento ECOS realizou na tarde desta quinta-feira (10) reunião para a assinatura de contrato de bolsas de estudos e para estabelecer o tema de trabalho deste ano. O encontro foi orientado pelos professores Francisco Haas, coordenador do ECOS, José Cláudio Junqueira e Elmo Júlio de Miranda, colaboradores do projeto. Participaram da reunião alunos da Dom Helder, da EMGE e graduandos da Instituição que entraram na faculdade por meio do projeto socioambiental.

“O projeto Ecos, enquanto instituição, iniciou seu trabalho em 2011. Aos poucos, as escolas de Belo Horizonte e região adeririam ao projeto. Caminhamos devagar, começando com algumas atividades e disputas com gincanas. Atualmente o Ecos tomou uma configuração consistente e estruturada”, ressaltou o professor Elmo.

Neste ano, os alunos que participam do Movimento ECOS estão desenvolvendo trabalhos de cunho social e ambiental com 29 escolas de Belo Horizonte e região.

Projeto 2017

O Ecos promove a sustentabilidade nas escolas, desenvolvendo ações para o consumo consciente. Pensando nisso, o professor José Cláudio Junqueira , que coordena o grupo de iniciação científica do ECOS junto à Dom Helder, apresentou para os alunos o projeto 2017.

Estão programadas ações que visam redução do consumo de água, energia, geração de papel, geração de resíduos, realizar o reaproveitamento e reciclagem, alimentação saudável e melhoria do trânsito.

“Cada escola pode desenvolver um projeto que deve contemplar pelo menos três ações. Evidente que para o desenvolvimento desses projetos os alunos devem entender que cada ação de educação ambiental será avaliada no âmbito de cada uma delas”, disse Junqueira.

Caminhada Ecológica

O professor Haas alertou os alunos sobre a importância do envolvimento com o projeto e falou sobre a caminhada ecológica. “No dia 21 de outubro faremos a grande caminhada ecológica. Vamos sair da Praça da Liberdade até a Praça da Assembleia Legislativa. Neste ano, temos a expectativa de um grande evento, com a participação estimada entre sete a oito mil pessoas”, ressaltou.

Movimento ECOS

O ECOS Movimento Socioambiental Dom Helder Câmara é um instituto sem fins lucrativos e sem qualquer vinculação político-partidária.

O Instituto tem por fundamentos informar, educar, difundir os temas que envolvam os interesses difusos e coletivos, ou seja, os interesses da sociedade humana, abrangendo todas as áreas que permitam identificar o papel do homem no seu meio ambiente cultural, em suas relações sociais, ambientais, interpessoais e de trabalho transformando esse meio em um lugar que a pessoa humana possa se desenvolver de forma segura e equilibrada.

Clique aqui e confira o álbum de fotos!

Texto e fotos: Patrícia Almada / DomTotal

Publicado em: ECOS