Movimento ECOS já está na 4ª tarefa


O mês de agosto será de muito trabalho para as escolas participantes do Movimento Ecos. As escolas terão até o dia 26 para postar os resultados parciais da implantação do projeto.

As equipes trabalharam durante os meses de junho e julho na 3ª fase, ou seja, para a implantação do projeto. Durante todo o mês de agosto, irão se empenhar na fase seguinte, a fim de demonstrar os resultados parciais das iniciativas de redução do consumo de água, de energia, de papel, de resíduos sólidos, além da promoção da alimentação saudável e da conservação do ambiente escolar.

Algumas equipes já começaram a postar o relatório parcial com fotos, registrando as ações da implantação do projeto, que incluem palestras, passeatas, apresentações e reuniões.

A Escola Estadual Padre João Bosco Penido Burnier, por exemplo, começou apresentando o projeto Ecos para toda escola, por meio de palestras. Em seguida, coletaram latinhas para que a venda delas garanta fundos para a compra de torneiras mais econômicas. A escola também apostou no reaproveitamento de folhas A4 e na confecção de placas para sinalizar a importância da economia de energia e lembrar a todos de apagarem a luz após a saída.

A Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viana apostou na construção de uma horta, que será irrigada por um sistema de coleta de água da chuva. A conscientização dos alunos e da comunidade também é parte viva do projeto, que, através de palestras, inclusive durante a Festa da Família, está recebendo muito apoio.

A Escola Estadual Cel. Adelino Castelo Branco escolheu pela coleta seletiva, sobretudo de garrafas pet e papel, bem como na criação de uma horta. Assim como as demais escolas, investiu tempo para preparar palestras e reuniões para conscientizar os alunos sobre a preservação do ambiente escolar e do meio ambiente como um todo.

A Escola Estadual Diogo de Vasconcelos anunciou em sua festa junina que está participando do Movimento ECOS e recebeu o apoio de toda comunidade. A escola fez uma reunião pedagógica para que os professores e demais funcionários se sintam envolvidos no projeto, bem como os alunos. A área destinada a horta da escola já foi limpa e tão logo as mudas serão plantadas.

Publicado em: ECOS