Energia renovável emprega mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo


Foto: Greens MPs/Flickr(cc)

O setor de energia renovável – que inclui as hidrelétricas – emprega mais de 10 milhões de pessoas no mundo, de acordo com o relatório Renewable Energy and Jobs – Annual Review, lançado durante a reunião anual da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês), organização intergovernamental global com 156 países membros.

De acordo com o relatório, em 2017 foram criados mais de 500 mil empregos no campo das energias renováveis, um aumento de 5,3% em relação a 2016.

A China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha e o Japão continuam a ser os maiores empregadores do mercado de energia renovável no mundo, representando mais de 70% de todos os empregos no setor globalmente.

A energia renovável tornou-se um pilar do crescimento econômico de baixo carbono para governos em todo o mundo

“Embora um número crescente de países esteja colhendo os benefícios socioeconômicos das energias renováveis, a maior parte da produção ocorre em relativamente poucos países e os mercados domésticos variam enormemente em tamanho”, diz o relatório.

Descarbonização
A agência estima que a economia global poderá criar até 28 milhões de empregos no setor de energia renovável até 2050, com a descarbonização do sistema energético – a descarbonização refere-se ao afastamento do petróleo e gás natural.

Os dados mostram que a produção de energia solar fotovoltaica continua sendo o maior empregador de todas as tecnologias de energia renovável, respondendo por cerca de 3,4 milhões de empregos. A estimativa é que a China responda por dois terços dos empregos fotovoltaicos, equivalente a 2,2 milhões, o que representa uma expansão de 13% em relação a 2016.

Biocombustíveis
No Brasil, o relatório destaca que o número de empregos no segmento de biocombustíveis aumentou 1% em 2017, totalizando 593.400 postos de trabalho. “Os empregos em etanol diminuíram devido à constante automação e ao declínio da produção de etanol,” aponta a agência.

Apesar da queda na produção de empregos no setor de etanol, a agência disse que houve compensação com os empregos gerados pelo biodiesel. A Irena estima que o Brasil empregou 202 mil pessoas no setor de biodiesel em 2017, 30 mil a mais em relação ao ano anterior.

Pilar do crescimento
Já no que diz respeito à indústria eólica, o levantamento estima que o setor emprega cerca de 33.700 pessoas na fabricação, construção, instalação, operação e manutenção. Em 2017, a indústria eólica fechou o ano com 12,8 GigaWatts (GW) de energia acumulados.

Segundo Adnan Z. Amin, diretor-geral da agência, a energia renovável tornou-se um pilar do crescimento econômico de baixo carbono para governos em todo o mundo, um fato refletido pelo crescente número de empregos criados no setor.

EcoD