Califórnia restringe uso de canudos de plástico


“É um pequeno passo para fazer o consumidor pedir o canudo, e talvez isso faça com que ele pare e pense sobre uma alternativa”, disse Brown. (Pixabay)

Ao pedir uma bebida em um restaurante ou bar na Califórnia, o cliente não receberá mais do garçom um canudo de plástico. A partir de agora ele deverá ser solicitado, de acordo com uma lei aprovada nessa quinta-feira que restringe seu uso.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, defensor das leis ambientais, assinou a lei estadual, a primeira do gênero nos Estados Unidos, que entrará em vigor em 2019.

Milhões de canudos são usados todos os dias nos Estados Unidos, onde algumas cidades, como Seattle e San Francisco, já avançaram para restringir seu uso.

“É um pequeno passo para fazer o consumidor pedir o canudo, e talvez isso faça com que ele pare e pense sobre uma alternativa”, disse Brown.

“Uma coisa é clara, temos que encontrar uma maneira de reduzir e, eventualmente, eliminar o uso de utensílios de plástico”, acrescentou.

Os estabelecimentos podem receber duas advertências antes de serem multados em até 300 dólares pelo descumprimento da lei.

AFP