Saiba quem são os vencedores do ‘Prêmio Campeões da Terra’ 2018


Narendra Modi também foi reconhecido pelo plano de eliminação de todos os plásticos de uso único na Índia até 2022
Foto: ONU/Cia Pak

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, entregou nesta quarta-feira, 3 de outubro, o Prêmio Campeões da Terra ao primeiro-ministro indiano Narendra Modi, durante cerimônia realizada em Nova Deli (Índia).

Modi foi reconhecido conjuntamente com o presidente da França, Emmanuel Macron na categoria de Liderança Política pelo trabalho de defesa da Aliança Internacional Solar e de promoção de novas áreas de cooperação em questões ambientais.

O prêmio anual do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é atribuído a líderes de governos, da sociedade civil, e do setor privado em diferentes categorias por ações com impacto ambiental positivo.

Este ano, o Prêmio Campeões da Terra teve mais vencedores

No evento, o chefe da ONU disse que “aqueles que apostaram na economia cinza terão um futuro cinza”. Guterres destacou ainda que “a economia verde é a abordagem certa, não só para o meio ambiente, mas também do ponto de vista do desenvolvimento”.

O primeiro-ministro indiano também foi reconhecido pelo plano de eliminação de todos os plásticos de uso único na Índia até 2022.

Este ano, o Prêmio Campeões da Terra teve mais vencedores. O prêmio carreira foi para a ativista filipina Joan Carling, que há mais de 20 anos defende povos e comunidades em todo o mundo.

Esforços
As companhias Beyond Meat e Impossible Foods partilham o prêmio de Ciência e Inovação pela criação de uma alternativa para a carne de vaca baseada em vegetais e pelos esforços de educação de consumidores sobre alternativas ambientalmente conscientes, respectivamente.

Na categoria de Inspiração e Ação venceu o Programa de Revitalização Verde da China implementado na área rural de Zhejiang. A iniciativa transformou uma área altamente poluída da província do leste.

O troféu de Visão Empreendedora foi dado ao Aeroporto Internacional de Cochin, na Índia, pelo uso de energia sustentável. É o primeiro aeroporto do mundo que opera usando energia solar na totalidade.

EcoD