Pegada ambiental e ECO DOM. O que esperar desta combinação?


O que é a Pegada Ambiental? A Pegada ambiental é uma análise pautada em dez indicadores criados pelo Grupo de Iniciação Científica da Pegada Ambiental da Escola Superior Dom Helder Câmara, liderado pelo Professor José Cláudio Junqueira. Os objetivos dos estudos do grupo além de aprofundar o conhecimento na temática ambiental, são de verificar e aplicar os dados coletados nas Escolas Públicas Estaduais da Região metropolitana de Belo Horizonte participantes do Eco Dom.

Para alcançar tais objetivos é preciso que haja uma interação e integração entre as equipes do Eco Dom nas Escolas públicas estaduais, equipes de bolsistas da Escola Superior Dom Helder e da EMGE e equipe de iniciação científica da Pegada Ambiental. Aquelas são responsáveis em coletar os dados das escolas e transcrevê-los em formulário próprio, os bolsistas têm papel fundamental de auxiliar as equipes Eco Dom, tanto na questão de desenvolvimento do projeto, quanto postagem das tarefas, isto sem falar na promoção das questões ambientais no meio acadêmico, participando de palestras e oficinas. Já o grupo de iniciação científica fica por conta de pesquisar, criar os indicadores ambientais e aplicar os dados obtidos em cada escola. Frise-se, mais de cem escolas fazem parte do Eco Dom.

Dentre os índices da Pegada ambiental estão: índice de consumo de água; índice de consumo de energia, índice de consumo de papel, índice de reciclagem de resíduos, índice de áreas verdes; índice de alimentação saudável; índice de trânsito legal, índice para infraestrutura, índice de inclusão de conteúdo ambiental nas disciplinas. Todos eles fundados em artigos científicos e legislações pertinentes ao assunto.

Dito isso, o que esperar então? Só resultados positivos, ora, do ponto de vista científico, claro! A expectativa é imensa quando se trata de trabalho conjunto na aplicação de pesquisa empírica. Por uma breve leitura dos índices é possível perceber a dimensão do movimento Eco Dom e grupo da pegada ambiental na efetivação da proteção ambiental. Isto porque, a atuação de todos na promoção da matéria ambiental, inclusive estabelecendo critérios para averiguação do nível de consciência ambiental da população escolar (discente, docente e setor administrativo), demonstra efetivação do o artigo 225 da Constituição República de 1988, pois determina o artigo “ Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Quando o movimento Eco Dom, leia-se coordenadores, professores, bolsistas, estagiários e colaboradores, tentam implementar e ou contabilizar a pegada ambiental nas escolas públicas, significa dizer que está a propagar a importância da preservação ambiental para gerações vindouras, agindo como parte da coletividade na busca de um mundo melhor para todos.  Frise-se, esse novo mundo, somente será possível por meio da educação ambiental em todos os níveis de ensino. O aluno que hoje é informado sobre as consequências da degradação ambiental é a garantia da preservação ambiental do amanhã.

Que venham os resultados, novas pesquisas, novos engajamentos e vários desafios!

Prof. Lívia Maria C. G. De Souza

 

Hoje o destaque do mês vai para todas as escolas participantes do Movimento Eco Dom, em especial do grupo da Professora coordenadora Lívia Maria C. G. de Souza e da Monitora Coordenadora, graduanda do curso de Direito, Larissa Martins Alves dos Santos.

 

Quando se fala em Movimento Eco Dom qual palavra vem à sua mente?

Participaram da enquete:

Obrigada!

JUNTOS PODEMOS!

 

Escolas coordenadas pela Monitora Larissa Martins Alves dos Santos:

Escola Estadual Flávio dos Santos;

Escola Estadual Walt Disney;

Escola Estadual Ordem e Progresso;

Escola Estadual Maestro Villa Lobos;

Escola Estadual Maurício Murgel;

Escola Estadual Olegário Maciel;

Colégio Tiradentes da PMMG – Unidade Prado;

Colégio Tiradentes da PMMG- Unidade Gameleira e

Colégio Tiradentes da PMMG- Unidade Minas Caixa

 

Escolas coordenadas pela Professora Lívia Maria C. G. Souza:

E.E. Bernardo Monteiro

E.E. Cândida Cabral

E.E. Cândido Portinari

E.E. Cristiano Machado

E.E. Dom Cabral

E.E. Geraldo Jardim Linhare

E.E. Manuel Casasanta

E.E. Nossa Senhora Aparecida

E.E. Padre João De Mattos Almeida

E.E. Professor Morais