Mais de 120 Organizações de 40 países rejeitam a falsa solução ‘Bioeconomia’


Foto: Arquivo/Agência Brasil

Plataforma para o Biofuturo: Tudo, menos uma solução.

A reportagem foi publicada por EcoDebate, 12-11-2018.

Recuse a “Plataforma para o Biofuturo” e exija soluções de verdade, como o menor consumo de matérias-primas, proteção do ecossistema e agricultura pró-natureza.

Para: Governos da ArgentinaBrasilCanadáChinaDinamarcaEgitoFinlândiaFrançaÍndiaIndonésiaItáliaMarrocosMoçambiqueHolandaParaguaiFilipinasSuéciaReino UnidoEstados Unidos da América.

20 países fundaram, em conjunto com a indústria, a chamada “Plataforma para o Biofuturo”. O objetivo é substituir o petróleo por matérias-primas renováveis para a produção de biocombustívelbioplástico e outros materiais orgânicos. Só que os efeitos da bioindústria ao ecossistema e à produção de alimentos são fatais.

Para impedir os piores efeitos da mudança do clima, governos precisam acabar já com o nosso excessivo consumo de energia e matérias-primas e proteger ecossistemascomo os das florestas virgens, pois estas são os melhores reservatórios de carbono, e ainda, passar a usar energias renováveis. 10% do consumo global de energia já estão incluídos aí, com tendência a aumentar.

A queima da madeira e de outras biomassas já perfaz mais da metade das energias renováveis. Governos e organizações internacionais querem continuar impulsionando o consumo de biomassa para, com isso, formar uma nova “bioeconomia”. Iniciativas criadas para isso – como a Biofuture – pretendem não apenas continuar impulsionando a queima de biomassa (“bioenergia moderna“) como também querem produzir material sintético a partir de matéria prima agrária.

Serão necessárias quantidades monstruosas de madeira e plantas para a produção de energia. Satisfazer o excessivo e crescente consumo de energia com matérias-primas renováveis, infelizmente, não é uma solução pró-clima. Isso significa que as florestas da Terra seriam queimadas para que em seu antigo solo sejam cultivadas gigantescas monoculturas. Em resumo:

– Florestas e árvores são reservatórios de carbono no longo prazo – queimá-las causa emissões tão danosas para o clima quanto a queima do carvão;

– As plantações industriais necessitam de enormes áreas de terra – isto ameaça ecossistemas naturais, a biodiversidade, reservas de solo e de água, bem como acarreta graves conflitos sobre a posse da terra, e ainda, condições de trabalho desumanas;

– A bioeconomia absorve também os recursos que seriam necessários para tecnologias mais amigáveis ao meio ambiente, como a energia solar e eólica.

Por favor, assine a petição de mais de 119 organizações ambientalistas de todo o mundo. Assine a Petição em:

Espanish

English

French

German

Indonesian

Italian

Portuguese

IHU