Entrega de certificados encerra o Projeto Socioambiental 2018


A entrega dos certificados da Pegada Ambiental e Projeto Socioambiental de 2018 encerrou, na manhã desta quarta-feira (12), o 2018 do EcoDom. O Seminário Movimento EcoDom foi realizado no espaço Dom Helder / EMGE e contou com a participação dos reitores Paulo Umberto Stumpf SJ (Dom Helder), e Franclim Jorge Sobral de Brito (EMGE), do representante da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Renato Lopes, da pró-reitora de Pesquisa, Beatriz Souza Costa, do coordenador Geral do EcoDom, Francisco Haas, e demais professores orientadores e alunos das escolas participantes do projeto 2018.

“Nossa visão sobre este trabalho é muito positiva porque envolve os nossos jovens e faz com que eles trabalhem a sua rede social, no sentido do seu ambiente e da comunidade. Isso traz para eles qualidade de vida. Então, todo movimento positivo para os nossos jovens é muito importante para crescermos. A Secretaria de Educação, que tem o objetivo principal de levar a educação de qualidade para esses jovens, parabeniza por ser esse também o objetivo principal deste projeto que não só lida com as questões ambientais, mas trabalha a questão do ser humano e a questão do cidadão que é muito importante para a gente”, parabeniza Renato Lopes.

Durante o seminário, várias homenagens foram feitas. Uma delas foi para o reitor Paulo Stumpf que recebeu um troféu por ter idealizado o concurso Dança de Rua. A diretora Alessandra e a professora orientadora Marília, do Instituto de Educação de Minas Gerais, também foram homenageadas com um troféu e um smartphone pelo destaque de participação do EcoDom 201. Uma menção honrosa a algumas escolas que mais se destacaram também foi realizada e estas também receberam um certificado.

Os certificados de participação do Projeto Socioambiental 2018 e da Pegada Ambiental foram entregues a todas as escolas como forma de prêmio e participação do EcoDom em 2018. Porém, o Certificado da Pegada Ambiental seguiu alguns critérios e premiou as escolas com cobre, bronze e prata, pois nenhuma instituição ainda alcançou o ouro. (Confira os nomes das escolas no fim do texto).

“Nós trabalhamos com 20 índices nas escolas e a ideia é de um processo de melhoria contínua. Então, quem ganhou cobre este ano a gente espera que ganhe bronze no ano que vem; quem ganhou bronze deve ir pelo menos para o prata; e quem ganhou prata que vá para o ouro. E assim por diante, para que possamos ter em todo o estado de Minas Gerais uma melhoria da qualidade ambiental nas escolas”, explica o coordenador técnico do movimento EcoDom, José Cláudio Junqueira.

A professora orientadora que entregou o Certificado de Prata às escolas, Ciangeli Clarck, enalteceu o trabalho desenvolvido nas instituições e parabenizou o projeto. “Foi uma alegria enorme principalmente por terminarmos o projeto do jeito que foi, com tantas escolas participando e por termos levado educação nova para as escolas. Nova no sentido de eles terem implementado e colocado em prática a educação ambiental que é muito importante para o meio ambiente. Sobre as escolas que receberam o Certificado de Prata, elas inovaram na forma de tratar os resíduos e crescer com esse processo todo que fizemos”, diz.

Metas para 2019

Muito emocionado e grato pelo sucesso do Projeto Socioambiental em 2018, o Coordenador-Geral do Projeto, Francisco Haas, agradeceu a participação de todas as escolas e exaltou a ótima adesão das instituições. “Ano passado trabalhamos junto de cerca de 30 escolas, esse ano saltamos para 100 e ano que vem, com muita luta, passaremos para no mínimo 150 escolas. Além disso, estamos trabalhando um aplicativo que poderá difundir o projeto em todas as escolas de Minas Gerais, o que será para nós um passo gigantesco”, diz.

Os coordenadores do Ecodom já pensam em melhorias para 2019 e prometem ampliar a disseminação nas escolas. “Enceramos com chave de ouro e para o ano que vem temos enormes perspectivas, mas com certeza, já na nossa reunião de planejamento, que deverá ocorrer na próxima semana, vamos tentar duplicar o número de escolas. Então, se conseguimos trabalhar com 100 escolas, nós temos que ter uma meta bastante ousada para em 2019 de alcançarmos 200 escolas. Vamos tentar levar este projeto, que deu certo, para todas as escolas de Minas Gerais”, diz Luiz Chaves, um dos professores coordenadores.

Confira as escolas que ganharam os certificados:

PRATA
E. E. Antônio Miguel Cerqueira Neto
E. E. Celso Machado
E. E. Doutor Aurino Morais
E. E. Engenheiro Francisco Bicalho
E. E. Madre Carmelita
E. E. Mendes Pimentel
E. E. Professor Guilherme Azevedo Lage
E. E. Professor Moraes
E. E. Ursulina de Andrade Melo
E. Municipal Caio Libano Soares

BRONZE
E. E. Alberto Delpino
E. E. Ana de Carvalho
E. E. Candida Cabral
E. E. Divina Providência
E. E. Flavio dos Santos
E. E. Francisco Menezes Filho
E. E. Geraldo Jardim Linhares
E. E. Isabel da Silva Polck
E. E. Margarida de Melo Prado
E. E. Maria Carolina Campos
E. E. Maria Muzzi Gustaferro
E. E. Mauricio Murgel
E. E. Padre João Bosco Penido Burnier
E. E. Padre João Mattos Almeida
E. E. Presidente Dutra
E. E. Professor Cláudio Brandão
E. E. Silviano Brandão

COBRE
E. E. João Paulo I
E. E. Cândido Portinari
E. E. Cristiano Machado
E. E. Desembargador Rodrigues Campos
E. E. Diogo de Vasconcelos
E. E. Dom Cabral
E. E. Dr. Paulo Diniz Chagas
E. E. Maria de Lourdes Oliveira
E. E. Olegário Maciel
E. E. Professor Tancredo Neves
E. E. Professor Affonso Neves
E. E. Professora Amélia de Castro Monteiro
E. E. Professora Inês Geralda de Oliveira
E. E. Professora Maria Belmira Trindade
E. E. Sagrada Família II
E. E. Santo Afonso
Funec Riacho

MENSÃO HONROSA
Colégio Tiradentes Da PMMG – Argentino Madeira
Colégio Tiradentes Da PMMG – Avelino Camargos
Colégio Tiradentes Da Polícia Militar – Gameleira
Colégio Tiradentes Da PPMMG – Contagem
E. E. Afranio de Melo Franco
E. E. Carmélia Gonçalves Loffi
E. E. Cidade dos Meninos
E. E. Coronel Adelino Castelo Branco
E. E. Donato Werneck de Freitas
E. E. Juscelino Kubitschek de Oliveira
E. E. Lar dos Meninos
E. E. Laudieme Vaz de Melo
E. E. Manoel Martins de Melo
E. E. Manuel Casasanta
E. E. Ordem e Progresso
E. E. Pedro II
E. E. Professor Zoroastro Vianna Passos
E. E. Professor Maria Elizabeth Viana
E. E. Professora Luiza Maria de Souza

 

ECODOM – Bárbara Teixeira