Movimento EcoDom define suas atividades para 2019


Equipe EcoDom 2019 / Foto: Bárbara Teixeira

Durante os dias 4, 8 e 11 de fevereiro, a Equipe EcoDom trabalhou no Planejamento das Atividades do Movimento para o ano de 2019.

O Professor Francisco Haas, coordenador geral do movimento, é auxiliado pelo coordenador do NPJ, Luiz Antônio Chaves, e pelo professor do programa de pós-graduação mestrado e doutorado da Escola de Direito Dom Helder Câmara, José Claudio Junqueira, nas mais diversas atividades que o projeto oferece às escolas.

Neste ano, o Movimento EcoDom atuará com uma equipe de seis professores, um funcionário e uma estagiária para a nucleação das 150 Escolas Estaduais de Ensino Médio de Minas Gerais parceiras do projeto.

Durante a reunião com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o Diretor do Ensino Médio, Renato Lopes, reafirmou o interesse do Estado em apoiar o Movimento EcoDom segundo o acordo de cooperação da SEEMG N.62.1. 0073/2017, publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, no dia 13 de dezembro de 2017, página 31, coluna III, para o período de cinco anos. Participaram também os funcionários da secretaria Maximiliana Greggio Ramos Ferreira e Marcelo Castro.

Nesta reunião ficaram definidos alguns eventos para o ano de 2019:

Eventos para todos as escolas:

30/03 – reunião com os diretores, professores e convidados
17/08 – reunião com os diretores, professores e convidados
22/11 – Caminhada EcoDom

Editais autônomos:

Mês de Abril – Edital da Pegada Ambiental e “Olimpíadas de Matemática”
Mês de Junho – Edital Festival de Dança EcoDom
Mês de Novembro – (Feira – Olímpias)

Atividades:

1. A partir do dia 11 de fevereiro, os professores começarão a convidar as escolas para a entrada no Projeto Socioambiental.

2. A partir do dia 25 de fevereiro, os bolsistas irão às escolas que confirmaram a participação no projeto para fazer o cadastro da escola e formar a Equipe EcoDom da mesma.

3. Em abril, as escolas deverão planejar o Projeto Socioambiental.

Nas reuniões de planejamento, a equipe produziu o folder do Movimento EcoDom, o Regulamento do Movimento, as diretrizes do desenvolvimento do Projeto Socioambiental e dos editais autônomos (Pegada Ambiental, Festival de Dança EcoDom e as “Olímpias de Matemática”).

Para a gestão e organização do Movimento EcoDom junto com as escolas, o setor de TI da Dom Helder está criando um sistema de gerenciamento de todas as atividades do Movimento. O sistema controlará o cadastramento das escolas parceiras, o cadastro das equipes do EcoDom das escolas, equipes de colaboradores e equipes dos editais autônomos. Os professores nucleadores, através do sistema, conseguirão fazer a gestão de suas escolas, coordenando as atividades dos bolsistas, professores orientadores e representantes do Movimento EcoDom. O sistema também possibilitará fazer a avaliação mensal do desempenho dos bolsistas e a avaliação da participação de todos os componentes das equipes das 150 escolas que integrarão o movimento no ano de 2019. As escolas usarão também as ferramentas do sistema para a postagem das tarefas do Projeto Socioambiental de 2019 e dos editais autônomos que serão avaliadas por um grupo de bolsistas do Mestrado.

Equipe EcoDom