EcoDom reinicia os trabalhos efetivando acordo de cooperação com Secretaria de Educação de Minas Gerais


 

Mais um ano do projeto EcoDom se inicia e com ele novas tarefas e novos desafios. Mas, uma coisa é certa: as premissas do EcoDom permanecem. Significa dizer que todos os envolvidos no projeto se propõem a debater a questão ambiental dentro das Escolas Públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e estimular atividades socioambientais que envolvam não só o corpo acadêmico como também a comunidade ao redor da escola.

Em 2018 aproximadamente 100 escolas participaram do projeto EcoDom, cada uma com um projeto específico desenvolvido pela própria escola, ou seja, ao final do ano, 100 projetos abordaram pelo menos três dos 10 índices ambientais criados pelo EcoDom em parceria com o Grupo de Iniciação científica da Pegada Ambiental. Dos três índices ambientais, redução de consumo de água e redução do consumo de energia foram pontos obrigatórios a serem desenvolvidos no projeto devido a tamanha necessidade de se trabalhar a conscientização ambiental.

Estima-se para 2019 a adesão de mais 60 escolas, totalizando 160 instituições trabalhando para promoção da educação, preservação e proteção ambiental. Ou seja, mais participantes, mais projetos, mais soluções, muita criatividade e consequentemente maior impacto social.

Considerando o artigo 225, da Constituição brasileira de 1988, que determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e que cabe à população e ao poder público a sua proteção para as futuras gerações, pode-se dizer que o Movimento EcoDom vem cumprindo sua parte.

A fase atual é de efetivação do acordo de cooperação entre o Movimento EcoDom, apoiado pela Dom Helder Escola de Direito e Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) e a Secretaria de Educação de Minas Gerais. Todos os professores nucleadores vão às escolas sob sua coordenação, cada um em uma regional, para levar o termo oficial para que a Direção da escola aceite novamente o projeto em 2019. No final de março é que será apresentado o quórum oficial de participantes, pois as escolas após aceite, devem fazer o cadastro de sua equipe no sistema do EcoDom.

Mais do que um projeto, uma oportunidade de aprendizado nas escolas. O social e o ambiental andam juntos, levando uma visão completamente nova para própria comunidade escolar que muitas vezes só usufrui deste ambiente e não o cuida ou faz melhorar. Uma experiência marcante para as escolas e os alunos que se oportunizam a participar deste projeto incrível.

Estão sob a coordenação da professora nucleadora, Prof. Lívia Maria Cruz Gonçalves de Souza, as seguintes escolas: 

EE BERNARDO MONTEIRO

EE CÂNDIDA CABRAL

EE CÂNDIDO PORTINARI

EE CRISTIANO MACHADO

EE DOM CABRAL

EE DOUTOR SIMÃO TAMM BIAS FORTES

EE GERALDO JARDIM LINHARES

EE MANUEL CASASANTA

EE NOSSA SENHORA APARECIDA

EE PADRE JOÃO DE MATTOS ALMEIDA

EE PROFESSOR MORAIS

EE PROFESSORA MARIA DO SOCORRO ANDRADE

EE PROFESSORA NAIR DE OLIVEIRA SANTANA

 

Estão sob a coordenação da estagiária nucleadora e graduanda do Curso de Direito, Júlia Reis Andrade:

COLÉGIO TIRADENTES PMMG – UNIDADE SANTA MARIA

COLÉGIO TIRADENTES PMMG- UNIDADE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS

EE ANA DE CARVALHO SILVEIRA

EE AUGUSTO DE LIMA

EE DOUTOR PAULO DINIZ CHAGAS

EE FRANCISCO MENEZES FILHO

EE ISABEL DA SILVA POLCK

EE JOÃO ALPHONSUS

EE MAURÍCIO MURGEL

EE MENDES PIMENTEL

EE OLEGÁRIO MACIEL

EE PEDRO II

EE PROFESSOR PEDRO ALEIXO

EE PROFESSORA AMÉLIA DE CASTRO MONTEIRO

EE SAGRADA FAMÍLIA II

EM CAIO LÍBANO SOARES

FUNEC RIACHO

Equipe EcoDom – Júlia Reis Andrade e Lívia Maria Cruz Gonçalves de Souza