Mais um ano do projeto EcoDom se inicia e com ele novas tarefas e novos desafios. Mas, uma coisa é certa: as premissas do EcoDom permanecem. Significa dizer que todos os envolvidos no projeto se propõem a debater a questão ambiental dentro das Escolas Públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e estimular atividades socioambientais que envolvam não só o corpo acadêmico como também a comunidade ao redor da escola.
Em 2018 aproximadamente 100 escolas participaram do projeto EcoDom, cada uma com um projeto específico desenvolvido pela própria escola, ou seja, ao final do ano, 100 projetos abordaram pelo menos três dos 10 índices ambientais criados pelo EcoDom em parceria com o Grupo de Iniciação científica da Pegada Ambiental. Dos três índices ambientais, redução de consumo de água e redução do consumo de energia foram pontos obrigatórios a serem desenvolvidos no projeto devido a tamanha necessidade de se trabalhar a conscientização ambiental.
Estima-se para 2019 a adesão de mais 60 escolas, totalizando 160 instituições trabalhando para promoção da educação, preservação e proteção ambiental. Ou seja, mais participantes, mais projetos, mais soluções, muita criatividade e consequentemente maior impacto social.
Considerando o artigo 225, da Constituição brasileira de 1988, que determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e que cabe à população e ao poder público a sua proteção para as futuras gerações, pode-se dizer que o Movimento EcoDom vem cumprindo sua parte.
A fase atual é de efetivação do acordo de cooperação entre o Movimento EcoDom, apoiado pela Dom Helder Escola de Direito e Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) e a Secretaria de Educação de Minas Gerais. Todos os professores nucleadores vão às escolas sob sua coordenação, cada um em uma regional, para levar o termo oficial para que a Direção da escola aceite novamente o projeto em 2019. No final de março é que será apresentado o quórum oficial de participantes, pois as escolas após aceite, devem fazer o cadastro de sua equipe no sistema do EcoDom.
Mais do que um projeto, uma oportunidade de aprendizado nas escolas. O social e o ambiental andam juntos, levando uma visão completamente nova para própria comunidade escolar que muitas vezes só usufrui deste ambiente e não o cuida ou faz melhorar. Uma experiência marcante para as escolas e os alunos que se oportunizam a participar deste projeto incrível.
Estão sob a coordenação da professora nucleadora, Prof. Lívia Maria Cruz Gonçalves de Souza, as seguintes escolas:
EE BERNARDO MONTEIRO
EE CÂNDIDA CABRAL
EE CÂNDIDO PORTINARI
EE CRISTIANO MACHADO
EE DOM CABRAL
EE DOUTOR SIMÃO TAMM BIAS FORTES
EE GERALDO JARDIM LINHARES
EE MANUEL CASASANTA
EE NOSSA SENHORA APARECIDA
EE PADRE JOÃO DE MATTOS ALMEIDA
EE PROFESSOR MORAIS
EE PROFESSORA MARIA DO SOCORRO ANDRADE
EE PROFESSORA NAIR DE OLIVEIRA SANTANA
Estão sob a coordenação da estagiária nucleadora e graduanda do Curso de Direito, Júlia Reis Andrade:
COLÉGIO TIRADENTES PMMG – UNIDADE SANTA MARIA
COLÉGIO TIRADENTES PMMG- UNIDADE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS
EE ANA DE CARVALHO SILVEIRA
EE AUGUSTO DE LIMA
EE DOUTOR PAULO DINIZ CHAGAS
EE FRANCISCO MENEZES FILHO
EE ISABEL DA SILVA POLCK
EE JOÃO ALPHONSUS
EE MAURÍCIO MURGEL
EE MENDES PIMENTEL
EE OLEGÁRIO MACIEL
EE PEDRO II
EE PROFESSOR PEDRO ALEIXO
EE PROFESSORA AMÉLIA DE CASTRO MONTEIRO
EE SAGRADA FAMÍLIA II
EM CAIO LÍBANO SOARES
FUNEC RIACHO
Equipe EcoDom – Júlia Reis Andrade e Lívia Maria Cruz Gonçalves de Souza