Escolas parceiras do EcoDom já estão mobilizando a comunidade em prol da sustentabilidade


Por Willio Campos

Mais um ano se desponta com muita animação e criatividade. Os projetos ambientais do movimento EcoDom iniciam suas atividades nas escolas estaduais de Belo Horizonte e região metropolitana. A expansão de 100 para 150 escolas parceiras é fruto do sucesso do trabalho no ano passado. Sucesso tamanho que o movimento não parou. Pelo esforço e iniciativa de muitos dos integrantes do EcoDom, nem os dias de férias foram capazes de parar o movimento.

Êxito na modificação de uma cultura de consumo e desperdício existente em nossa modernidade para a construção contínua e dinâmica de um processo sustentável de convivência escolar.

Modificação e melhoria do ambiente, economia de recursos finitos, iniciativas criativas de substituição de matéria prima e suas formas de reciclagem já despontam como proposta de formação de projetos nas escolas, mas que, por consequência, extrapolam seus muros, atingindo a toda a comunidade.

Na Escola Estadual Guilherme Azevedo Lage, os alunos estão com grandes expectativas para o planejamento e desenvolvimento das tarefas relacionadas ao projeto. De acordo com a professora responsável Márcia, os alunos estão motivados com a possibilidade de obter sucesso em outros eventos culturais, como foi o Concurso Dança de Rua/2018.

Na Escola Maria de Lourdes de Oliveira, os alunos deram início à mobilização da escola e da comunidade para recolher objetos recicláveis no bairro, além de promover uma passeata mensal na região para a conscientização contínua da comunidade.

Ao conhecer o material e as ideias do projeto EcoDom, diretores e professores das escolas novatas no projeto se mostraram entusiasmados com as possibilidades de aplicação para enfrentar dificuldades e solucionar problemas.

Estamos em fase de cadastramento, mas a sequência do movimento EcoDom é ganhar mais dinamismo, em razão do engajamento na construção de mundo mais sustentável.

Juntos, podemos mais e sempre!

Edição: Bárbara Teixeira e Pablo Pires – Equipe EcoDom