Movimento EcoDom inaugura Pegada Ambiental e apresenta novidades


Foto: Bárbara Teixeira

Por Patrícia Almada*

Quais as estratégias de desenvolvimento sustentável as escolas devem ter? Que trabalhos de conscientização ambiental as escolas providenciarão? Quais as estruturas do projeto socioambiental do Movimento EcoDom? Essas e outras perguntas foram respondidas na manhã deste sábado (30), na Dom Helder Escola de Direito durante o evento Pegada Ambiental 2019.

O lançamento do projeto teve a participação do reitor da Dom Helder, Paulo Umberto Stumpf SJ, do reitor da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), Franclim Brito, do coordenador-geral do Movimento EcoDom, Francisco Haas, e de diversas autoridades, como o comandante Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Edgar Estevão Silva, e o secretário-adjunto de Estado da Educação de Minas Gerais, Edelves Rosa Luna.

O reitor da Dom Helder, Paulo Stumpf, lembrou os tempos difíceis pelos quais o Brasil está passando, ressaltou a importância do Movimento EcoDom para a educação, além do sucesso da edição no ano passado. “Parece que em nosso país, em tempos de crise econômica, quando se quer cortar gastos, se corta na educação, saúde e Previdência. Estamos aqui para dizer à sociedade brasileira que nós não apenas somos e existimos, nós temos direitos, sonhos e queremos manifestar. No ano passado, mais de 10 mil estudantes foram às ruas. Exigimos nosso espaço, o nosso protagonismo na escola. Acreditamos na educação, pois sabemos que ela é o meio pelo qual podemos conquistar os direitos. Por esse movimento podemos fazer a diferença”, disse.

O reitor da EMGE, Franclim Brito, apresentou as propostas no âmbito da engenharia e ciências da computação para o Movimento EcoDom. “Temos como proposta oferecer um Campeonato Estadual de Matemática para envolver os estudantes da rede estadual, a fim de que possam, por eles mesmos, aferirem esses índices de aproveitamento nas escolas e de todo o material que é gasto para o Movimento EcoDom. A dupla vencedora e o professor orientador receberão como prêmio uma viagem para a Nasa (agência espacial norte-americana). Sucesso ao Movimento EcoDom! ”, saudou.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Edgar Estevão Silva, parabenizou o Movimento EcoDom pela iniciativa. “É um evento muito importante, pois trata de duas ações fundamentais na nossa vida: educação e cuidado com o meio ambiente. A educação tem um alcance muito grande, pois faz com que mudemos o nosso comportamento”, afirmou.

O secretário-adjunto do Estado de Educação de Minas Gerais, Edelves Rosa Luna, agradeceu aos professores das escolas e estudantes da rede pública pela coragem de assumirem o desafio de pensar na sustentabilidade “Muitas vezes, pensamos a sustentabilidade muito distante de nós. Quando o Movimento EcoDom vem e nos faz pensar na sustentabilidade dentro das escolas, pensando em energia elétrica, gasto com água, questão dos resíduos e tantas outras ações, a gente começa a despertar para várias outras atitudes que, seguramente, ao longo dos anos, fazem com o que o nosso planeta seja melhor”, agradeceu.

O coordenador-geral do Movimento EcoDom, Francisco Haas, anunciou a adesão de mais instituições. “Agradeço aos diretores das escolas do ano passado, as 110, e, em especial, quero acolher as 50 novas escolas que abraçaram esse desafio”, disse. Haas ainda mostrou um vídeo com o êxito da edição do ano passado, no qual mais de 10 mil estudantes foram à Praça da Assembleia em ato pelo meio ambiente.

Palestra

Após a abertura da Pegada Ambiental, os alunos da rede estadual, professores e diretores assistiram a palestra “Empreender sonhos: motivações para fazer a diferença”, ministrada pelo professor e comunicador na área da educação, Tio Flávio.

O palestrante fez os participantes do auditório gargalharem, chorarem e se perguntarem, principalmente, como ser persistentes, empreendedores e fazerem o bem. “Nós estamos falando sobre sustentabilidade ambiental. Mas antes de falar sobre isso, temos que falar em sustentabilidade cultural, ou seja, mudar a cultura das pessoas e fazer com que elas se sintam responsáveis por tudo que fazem. Quando você muda a mentalidade se tem o crescimento”, falou Tio Flávio.

Diretrizes do movimento

Francisco Haas apresentou a estrutura do projeto deste ano para as 150 escolas participantes e suas responsabilidades no monitoramento. “Quero que o projeto chegue até vocês e tenha visibilidade. Contamos com a parceria da Dom Helder e EMGE em vista de premiações e, principalmente, aquisição de bolsas de estudos.”

Além disso, Haas falou sobre o papel dos professores nucleadores, do coordenador do projeto, Luiz Chaves, e o do professor José Cláudio Junqueira, que realiza o monitoramento da Pegada Ambiental.

Pegada ambiental

Professor da Dom Helder e da EMGE, José Cláudio Junqueira explicou aos participantes do Movimento EcoDom deste ano sobre a Pegada Ambiental e o que será avaliado. “A Pegada Ambiental é um sistema de 20 indicadores que são sistematizados em 10 índices e, posteriormente, reduzidos a um índice, desenvolvido pelo grupo de iniciação científica do EcoDom. Os índices se referem a redução do consumo de água, energia, papel, geração de resíduos, aumento da taxa de reciclagem, a área verde, no trânsito sustentável, na nutrição, no conforto ambiental e na transversalidade de temas ambientais nos conteúdos programáticos das disciplinas ministradas nas escolas”, explicou.

José Claudio contou também que a efetividade das atividades desenvolvidas nas escolas será avaliada a partir da aplicação do Índice da Pegada Ambiental (IPA), que leva em conta o somatório de diversas atividades para definir se as ações terão grande efetividade na sustentabilidade.

Olimpíada de Matemática

Uma das novidades do Movimento Eco Dom, em parceria com o Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) da Dom Helder e EMGE, é a realização da Olimpíada Estadual de Matemática para os alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio da rede estadual. A dupla e o professor orientador que conquistarem o primeiro lugar terão como prêmio uma viagem para conhecer o centro de visitas da Nasa, na Flórida, Estados Unidos. O segundo lugar vai conhecer o memorial aeroespacial brasileiro, em São José dos Campos, São Paulo. As inscrições poderão de ser feitas de 1º a 30 de abril. As escolas devem entrar no sistema do EcoDom para fazerem o cadastro.

A coordenadora do projeto, professora Aline Oliveira, explicou que o objetivo da olimpíada é aproximar a matemática da realidade dos jovens estudantes e trazê-la para o contexto socioambiental. “São finalidades do campeonato promover a difusão da cultura matemática, identificar entre os jovens alguns talentos, motivar os professores das escolas públicas promovendo uma valorização profissional, promover o estudo da matemática e todas as ciências correlatas, contribuir com mais uma ferramenta para o Enem e aprofundar a integração entre ensino e extensão, levando essa realidade prática como ferramenta de aprendizagem”, esclareceu.

*Redação Dom Total