Poluição do ar reduz a expectativa de vida das crianças


A poluição do ar vai reduzir em 30 meses a expectativa de vida das crianças nascidas hoje no sul da Ásia (AFP/Arquivos)

A poluição do ar vai reduzir em 20 meses, na média, a expectativa de vida das crianças nascidas este ano e terá um impacto maior no sul da Ásia – revela um estudo publicado em Hong Kong.

O relatório sobre a qualidade do ar no mundo, publicado pelo Health Effects Institute, com sede em Boston, indica que a contaminação do ar é o quinto fator de risco de mortalidade no mundo, à frente da malária, dos acidentes de trânsito, da desnutrição e do álcool.

A redução da expectativa de vida não acontece de forma igual ao redor do planeta, afirmam os autores, que destacam a queda de 30 meses na expectativa de vida das crianças no sul da Ásia em consequência da combinação de ar exterior contaminado e ar viciado dentro de casa.

Na América do Norte, as crianças perdem quatro meses de expectativa de vida.

Se a poluição do ar cair a níveis inferiores ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a expectativa de vida em Bangladesh aumentaria quase 15 meses, indicam os pesquisadores, com base nos dados de 2017.

Índia, Paquistão e Nigéria veriam a expectativa de vida aumentar quase um ano.

A China continua sendo o país com a maior taxa de mortalidade relacionada à poluição do ar.

Em 2017, a poluição do ar provocou 852.000 mortes.

No mesmo ano, a poluição fez a humanidade perder 147 milhões de anos de vida em boa saúde, uma média de quase sete dias para cada habitante do planeta.

AFP