Campeonato de Matemática abre suas inscrições rumo à NASA


Destinados a estudantes de escolas públicas estaduais do ensino médio, o 1º Campeonato Estadual de Matemática (CEM), oferece como prêmio aos vencedores uma viagem ao Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, para conhecerem a NASA, a agência espacial norte-americana.

CLIQUE AQUI, CONSULTE O EDITAL, FAÇA A INSCRIÇÃO E SAIBA MAIS SOBRE A COMPETIÇÃO!

Promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), o CEM tem inscrições abertas até 15 de maio.  A competição serve como treinamento complementar para o Enem e é voltada para estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio,  alunos do projeto Educação de Jovens Adultos (EJA), de cursos técnicos e para aqueles que já concluíram seus estudos nos dois últimos anos.

“O objetivo do CEM é difundir a cultura do estudo da matemática, motivando os professores a estimular jovens talentos nessa área, além de estabelecer parcerias e maior diálogo com o mercado de trabalho”, explica a professora Aline Almeida Oliveira, coordenadora do CEM. “Os professores sabem como identificar aqueles alunos com aptidão pela matemática e o campeonato é uma oportunidade para que eles possam ajudar esses alunos a descobrir seu potencial”, diz ela. “O Brasil precisa estimular o estudo da matemática, porque ela é essencial para a pesquisa de ciência básica”, comenta a professora.

Como prêmio, a dupla vencedora e seu professor ganharão uma viagem para conhecer o Centro Espacial da NASA, chamado Kennedy Space Center, localizado na Flórida, EUA, os ganhadores do segundo lugar conhecerão o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP). Outros prêmios incluem bolsas de estudos para os cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação.