Encontro de formação define plano de ação de bolsistas


Foto: Bárbara Teixeira

O Campeonato de Matemática e a Pegada Ambiental 2019 foram destaques do terceiro encontro de formação dos bolsistas EcoDom, realizado nos dias 22 e 23 de abril, quando foram discutidas a avaliação e o desempenho dos estudantes junto das escolas e detalhadas as tarefas para o próximo mês.

O Coordenador do Movimento EcoDom, Francisco Haas, apresentou o Campeonato Estadual de Matemática, ressaltando a importância desta atividade para o EcoDom, do prazo para a inscrição das escolas e dos prêmios – como a viagem à NASA da dupla vencedora e das 70 bolsas de estudos para os cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação. Lembrou mais uma vez da importância dos bolsistas para o sucesso do EcoDom que neste ano vai atuar em 150 escolas Estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O professor José Cláudio Junqueira, mentor da Pegada Ambiental, anunciou que irá premiar a equipe que mais se destacar no projeto, como forma de incentivar o empenho e o envolvimento das equipes de cada escola. Os ganhadores terão a oportunidade de conhecer um dos maiores centros de diversidade ecológica do Brasil, a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. As inscrições para participar da Pegada já estão abertas no portal do EcoDom.

Para o próximo mês, os bolsistas terão que aplicar as provas de seleção do Campeonato Estadual de Matemática (CEM), no dia 23 de maio, em suas respectivas escolas. As provas serão repassadas em envelope lacrado, que será aberto no momento da aplicação do teste. Cada prova terá o gabarito com o nome do candidato impresso no cabeçalho.

No final dos encontros, os bolsistas se reuniram com seu professor nucleador para definir as próximas tarefas. É importante ressaltar que a primeira tarefa, o diagnóstico, será encerrado em 30 de abril. A segunda tarefa já foi definida e pode ser consultada no portal.

Outra tarefa adicionada aos bolsistas foi a de realizar registros fotográficos das práticas dos projetos socioambientais. As imagens serão enviadas para a divulgação nas redes sociais do Projeto EcoDom. Além das fotos já feitas e enviadas aos professores, agora os bolsistas têm a liberdade de postar as fotos em suas redes sociais para, consequentemente, serem compartilhadas.

Bárbara Teixeira – Equipe EcoDom