Projeto EcoDom reunindo escolas públicas em propostas de melhorias socioambientais


Por Elmo Júlio de Miranda e Souza

Abril agitou as escolas parceiras do Projeto EcoDom com diversos convites para participar de eventos e campeonatos, além do Projeto Socioambiental desenvolvido no interior das escolas.

O Campeonato Estadual de Matemática (CEM) vem contagiando os alunos das escolas, oferecendo aos estudantes a grande chance de conhecer o centro espacial da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), na Flórida, nos Estados Unidos. O desafio enaltece um dos objetivos do EcoDom de valorizar os professores e alunos.

As escolas foram motivadas pelos bolsistas, alunos da Dom Helder Escola de Direito e EMGE, que proporcionaram às escolas uma estrutura muito organizada para que o evento tenha plena participação dos estudantes e seja um incentivo às equipes que desenvolvem o projeto.

A Pegada Ambiental, outro evento de incentivo à sustentabilidade, irá premiar a equipe que tiver melhor êxito nos resultados finais com uma viagem à Ilha de Fernando de Noronha, símbolo de sustentabilidade e preservação ambiental para o mundo.

A grande final destes eventos será no final de novembro, conforme edital e regulamento estabelecidos.

Os valores essenciais levados pelo EcoDom à maturidade em defesa do planeta

Uma nova perspectiva nos estudos científicos no espaço escolar público vem sendo percebido à medida que os alunos se dedicam mais às tarefas do EcoDom. Os eventos e as premiações estão incentivando e despertando nos alunos o interesse nas pesquisas e nas reflexões de docentes e discentes sobre as questões ligadas à sustentabilidade ambiental.

O projeto segue sua trajetória com atividades ligadas à realidade dessas escolas, buscando conscientizar os alunos na diminuição da produção de dejetos, no desperdício e má utilização dos recursos naturais, no consumo irregular de energia, na utilização de áreas descampadas sem a presença do verde, na alimentação saudável, no trânsito impactante, entre outros.

Nas visitas, é possível notar os valores impregnados que levam as equipes a desenvolver suas atividades com compromisso, objetivo e beleza. Os estudantes estão ampliando visões de mundo, da coletividade em prol da humanidade, realizando ações e transformando conceitos e atitudes, que servirão para fomentar uma sociedade mais consciente e justa.

Representantes do Colégio Tiradentes, unidade de Betim, revelam a importância do projeto Ecodom na escola. A instituição passou a valorizar seu espaço físico e a observar locais que necessitam intervenção. Essas observações positivas são extremamente relevantes nos questionamentos e entrevistas que os alunos realizaram.

A aluna Júlia Ellen Silva, do Colégio Tiradentes de Betim, reforçou o movimento que o EcoDom vem criando nas escolas. “O EcoDom proporcionou uma agitação imensa no colégio no dia em que o professor Elmo Júlio especificou todas as oportunidades de bolsas, além da ampliação dos nossos conhecimentos e efetivação de ações em prol do meio ambiente”.

“Muito importante a participação de nosso colégio no EcoDom, as visitas feitas pelo professor Elmo Júlio e pelo estudante Jorge Alves, vêm empolgando toda a equipe sobre questões importantes sobre meio ambiente e as possibilidades de sermos atores sociais na questão. Estamos felizes com as propostas e com os eventos que muito motiva a todos nós estudantes”, acrescenta a estudante.

A Escola Henriqueta Lisboa, localizada na Região Leste de BH, agraciada por uma paisagem exuberante do cinturão verde, entra em cena para contribuir com as propostas de melhorias ambientais da escola e da comunidade. A instituição pretende estender as áreas verdes no interior da escola e produzir hortaliças de qualidade para a merenda escolar.

A unidade Avelino Camargo, do Colégio Tiradentes, localizado no bairro Água Branca, usa as atividades propostas para a melhoria de seus espaços e para multiplicar a ideias de preservação e sustentabilidade. Orientado pelo professor Michel, a equipe EcoDom quer revitalizar o espaço escolar com jardinagem e hortas, além de estabelecer processos que levarão à economia de água e energia.

Escolas como a Três Poderes, Ari da Franca, Agnelo Correia e demais vêm se firmando cada vez mais no movimento, participando dos eventos e mobilizando a escola com as propostas que o EcoDom disponibiliza.

A trajetória de desenvolvimento dos projetos nas escolas está a pleno vapor e conta com o compromisso e ideias positivas, das quais todos nós seremos atingidos com a esperança de uma sociedade mais consciente e um mundo melhor.

Edição – Equipe EcoDom