Movimentação de talude em Barão de Cocais sobe a 26,9 cm por dia


Talude está caindo aos poucos, o que pode evitar abalo forte na barragem Sul Superior (Reprodução Globo)

A velocidade da movimentação do talude norte da mina de Gongo Soco da mineradora Vale em Barão de Cocais, região Central de Minas,registrou nesta quarta-feira (29), às 10h, novo aumento para 21,9 centímetros por dia, ante 20,4 centímetros na medição anterior, feita no fim da tarde de terça-feira, 28, informou a Agência Nacional de Mineração (ANM), em boletim. Em alguns pontos isolados, a movimentação avançou para 26,5 centímetros ao dia, ante 25,9 centímetros por dia registrado anteriormente.

Há a possibilidade de haver um carreamento de terra para dentro da cava, evitando o abalo que poderia resultar no rompimento da barragem Sul Superior.

Em nota divulgada nessa terça-feira (28), a Vale confirmou que os últimos estudos da movimentação do talude apontam para a maior probabilidade de um deslizamento do material para dentro da cava. A mineradora diz que essa hipótese diminui a possibilidade de impacto na barragem Sul Superior.

“Hoje temos mais elementos de análise sobre o comportamento do maciço, nos mostrando que está acontecendo um deslizamento para o fundo da cava. Com isso, há uma grande possibilidade do talude se acomodar dentro da cava, sem maiores consequências”, explicou o diretor de Operações da Vale, Marcelo Barros, no comunicado.

Redação/Agência Estado