Forte terremoto atinge El Salvador e alerta de tsunami é emitido


Um terremoto de 6,6 graus de magnitude sacudiu nesta quinta-feira o território de El Salvador. (Jose Cabezas/Reuters)

Um terremoto de 6,6 graus de magnitude sacudiu nesta quinta-feira o território de El Salvador e, até o momento, não foram reportadas vítimas ou danos materiais, mas autoridades emitiram um alerta de tsunami para a costa do Pacífico. O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) calculou em 6,6 graus a magnitude do tremor, que aconteceu quase 40 km ao sul da capital San Salvador.

O ministério do Meio Ambiente (Marn) salvadorenho anunciou um terremoto de 6,8 graus na costa (do Pacífico, do departamento) de La Libertad. O tremor aconteceu às 3h03 locais (6h03 de Brasília) e seu epicentro, que teve uma profundidade de 48 km, foi situado 66 km ao sul da praia Mizata na costa do Pacífico, de acordo com um boletim do Marn.

Após o terremoto, o Marn emitiu um alerta de tsunami para a costa do Pacífico. Até o momento as autoridades não informaram sobre vítimas ou danos materiais, mas a situação ainda está sendo avaliada, afirmou o diretor da Defesa Civil, Jorge Meléndez.

O corpo de bombeiros e a polícia anunciaram uma operação de rastreamento em todo o território para constatar eventuais danos. O presidente eleito do país, Nayib Bukele, escreveu no Twitter que o terremoto foi sentido “em 100% do território nacional”.

O ministério da Educação anunciou a suspensão das aulas nas escolas localizadas na zona costeira como medida preventiva. O tremor, segundo as autoridades salvadorenhas, também foi sentido na Guatemala, Honduras, Nicarágua e até na Costa Rica.

AFP