Projeto EcoDom em poesia ou prosa


Equipe EcoDom da Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viana com a professora nucleadora Ciangeli Clark, o professor José Patrício, o professor Josymar Fonseca dos Santos e a bolsista Tamires.

Por Ciangeli Clark

Após escolher as ações a serem desenvolvidas nas escolas, as equipes do Movimento EcoDom estão na fase de implantar e desenvolver seus projetos. Agora é hora de colocar as “mãos na massa”.

Ações como revitalizar áreas verdes, reduzir o consumo de água e energia e reconhecer a escola como um patrimônio de todos que deve ser cuidado e protegido são algumas das metas das nossas parceiras. São ações simples, mas que transformam a realidade de toda a comunidade escolar.

Vejam o trabalho do professor de filosofia José Patrício de Figueiredo Lustosa, da Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viana, localizada na cidade de Sabará: advogado jovem, engajado e dinâmico, ele vem transformando a forma de pensar dos alunos, demonstrando que “querer é poder e agir para se alcançar um fim”.

José Patrício encontrou no projeto fonte para expressar o trabalho que vem realizando na escola em que é coordenador. Poeta de alma e coração, ele usa as redes sociais para divulgação com a seguinte frase: “Você aceita uma poesia?”.

Segue a poesia de autoria do professor José Patrício, uma verdadeira homenagem ao nosso projeto!

 

“Afinal por que ser EcoDom?

Aprendi a me organizar pensando em melhorar o mundo.

Por isso sou Movimento EcoDom

Quero poder ter meus direitos de jovens, através de negócios de impacto social na escola

Por isso sou Movimento EcoDom!

Transformo minhas críticas e questionamentos em ações e projetos socioambientalistas.

Por isso sou Movimento EcoDom!

Unir nossas idéias, unir nossas intenções, sermos um só, porque ninguém e melhor que todos juntos!

Por isso sou Movimento EcoDom!

Diminuir minha pegada de carbono, economizar a luz, ser reciclável, plantar árvores, mas vou construir meu grêmio estudantil, porém, não basta ser grêmio, é preciso ser EcoDom”

José Patrício de Figueiredo Lustosa

Como podem ver, o projeto inspira formas de expressar, pensar e agir. É isso que é ser EcoDom: um projeto socioambiental que toca a alma de todos. Juntos podemos!

Edição – Equipe EcoDom