Arte e ecologia: um caminho para a conscientização


Por Mathuzalém David

O EcoDom é um projeto socioambiental que visa inserir nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino a educação ambiental através de atividades práticas e teóricas. O projeto iniciou-se em 2011 e hoje está presente em mais de 170 escolas de Minas Gerais.

Com a atuação direta dos alunos, o projeto tem conscientizado milhares de pessoas ao longo do tempo sobre a necessidade de preservação e proteção do nosso meio ambiente.

Para a implantação do projeto são formadas equipes compostas por alunos do Ensino Médio e orientados por um professor vinculado à escola. A escolha dos membros é feita por adesão voluntária. O EcoDom disponibiliza 10 ações ambientais para a realização do projeto, sendo necessário a escolha de no mínimo três para o desenvolvimento.

Os alunos, com a tutela e auxílio do professor orientador, são os protagonistas do projeto. São eles quem elaboram, divulgam, conscientizam e implantam o projeto na escola.

Assim, com jovens tão criativos, não poderíamos esperar menos do que coisas grandiosas. Seguindo nessa linha, os alunos das equipes do EcoDom das Escolas Estaduais Coronel Juca Pinto e Menino Jesus de Praga apresentaram o projeto à comunidade de forma brilhante, sendo a primeira com uma apresentação musical e a segunda com uma peça de teatro.

A equipe da Escola Estadual Coronel Juca Pinto, orientada pelo professor Júnior Jaber Silva, mesclou músicas com temática ambientar e textos explicativos sobre o projeto. O grande destaque foi a música A Terra preservar, de autoria do aluno representante Murilo.

O professor Júnior relatou como o projeto tem sido positivo para a escola. “Para a Escola Juca Pinto está sendo muito bom o impacto do projeto EcoDom. Os alunos estão bem participativos e começando a expressar a consciência ambiental e a conscientizar os demais colegas”. O projeto da Coronel Juca Pinto abordará as ações de redução do consumo de água e do consumo de papel e promoção da alimentação saudável

O aluno representante Murilo Fernandes de Azevedo disse que “o Projeto EcoDom vem desenvolvendo a nossa preocupação como alunos e como humanos de cuidar do meio ambiente para nós e para as futuras gerações”.

A equipe da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, além de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância do meio ambiente, foi até a UMEI do Bairro Lagoa e apresentou um esquete teatral aos pequenos sobre os perigos da dengue e as formas de combate ao mosquito Aedes aegypti. A plateia participou ativamente da apresentação e, ao final, puderam relatar as experiências que já tiveram com a dengue.

Segundo o professor orientador Isaías, “a ideia do teatro surgiu logo nas primeiras reuniões da equipe EcoDom, com a sugestão dos alunos de levar o projeto para fora da escola e incluir toda a comunidade”.

O projeto da Escola Estadual Menino Jesus de Praga abordará ações de redução do consumo de água, revitalização de áreas verdes e redução da geração de resíduos sólidos. O Projeto EcoDom segue firme e com ações como estas atingiremos nossa meta que é proteger e preservar o nosso precioso meio ambiente.

Confira a letra da Música A Terra preservar, de autoria de Murilo Fernandes de Azevedo, aluno representante da equipe EcoDom da Escola Estadual Coronel Juca Pinto:

 

Vejo o céu tão azul

Espelhado no mar

Estando a abrigar

Os peixes a nadar

E eu penso assim

Isso não pode acabar

 

As flores na primavera

Atraem as monarcas

Pássaros formam ninhos

Animais cantam carinho

E eu penso assim

Isso não pode acabar

 

{RAP}

Então vê se tira esse olho do umbigo

E pensa com mais respeito

A Terra é uma só, cara!

A única que temos direito

É muito fácil não pensar nas consequências, é…

Enquanto elas não te atingem em corpo e consciência

Mas depois que tudo acabar, vá chorar!

Por que?…

 

Todo o planeta está em risco

Não podemos negar

De janeiro a janeiro

Ao mundo estamos fazendo mau

 

A cada lixo jogado ao mar

Animal morto e assassinado

A toda nossa despreocupação

Gera o fim do nosso lar

 

Suas ações podem ferir

A cada um no planeta

Pense mais em seus atos

Pra depois não se culpar

Porque devemos assim

A Terra preservar

 

Porque devemos assim

A Terra preservar

Edição – Equipe EcoDom