Chegou a hora de fazer acontecer! Escolas do EcoDom iniciam a implantação do projeto


Equipe EcoDom da E.E. Manuel Casa Santa

Por Lívia Maria Cruz Gonçalves de Souza

Construir um projeto não é fácil, se engana quem pensa o contrário. São várias fases: analisar o espaço que se quer trabalhar, identificar o problema, refletir sobre as possíveis soluções e resultados, traçar objetivos e, por fim, detalhar o passo a passo para se alcançar o pretendido.

No caso do EcoDom, todas as escolas estão trabalhando na terceira tarefa: sensibilização e implantação do projeto. Significa que cada uma vai detalhar para a banca examinadora o que vem sendo feito na escola, pela equipe e corpo acadêmico, no desenvolver das metas estabelecidas.

Nesse período, todas as equipes apresentam de forma qualitativa e quantitativa o desenrolar da tarefa. Por exemplo: ocorreu alguma palestra na escola voltada para questão ambiental ou interligada ao projeto? Qual foi o tema? Quantas foram ministradas? Quem foi o palestrante? Os integrantes da equipe fizeram oficinas para confecção de algum material de sensibilização ou que será utilizado como instrumento do projeto? Se sim, novamente terá que detalhar o objeto, quando foi feito e qual é sua serventia.

Tudo isso é exigido para possibilitar transparência e objetividade no processo, facilitando um melhor julgamento aos examinadores. Nessa perspectiva, quanto mais dados específicos sobre cada ação escolhida e planejada, melhor.

Talvez a fase mais difícil seja essa, pois, se a implantação do projeto não ocorrer de forma organizada e articulada com as etapas futuras, poderá comprometer os resultados e consequentemente a classificação na premiação final. Algumas equipes iniciam os trabalhos sozinhas e aos poucos vão conseguindo sensibilizar os alunos, professores e apoiadores do projeto. Como todas as equipes das Escolas Públicas Estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte são compostas por alunos criativos e têm, na maioria das vezes, incentivo da direção, corpo docente e discente, não há dúvida de que a competição será acirrada. Boa sorte a todos! Juntos podemos!

Confira alguns depoimentos sobre os impactos Movimento EcoDom na comunidade escolar.

Professor Orientador Rodrigo Bolivar dos Santos

Escola Estadual Manuel Casa Santa

De acordo com o professor, o Movimento EcoDom é importante porque “proporciona maior interação junto aos alunos, refletindo na comunidade escolar como um todo. Desperta o debate de idéias sobre temas críticos, como patrimônio público, meio ambiente, preservação, conservação, recursos naturais, populações tradicionais e gestão. É importante salientar que, no momento político atual do país, os alunos estão fazendo um contraponto às diversas políticas do presente governo. Isto impacta no aprendizado e protagonismo de nossos alunos”.

Além disso, ele conta que é preciso a comunidade escolar se envolver mais com o projeto. Até o momento, “houve engajamento apenas da equipe predisposta em promover as atividades. Não houve um engajamento coletivo uniforme”.

 

Alexandre Ângelo Dias da Silva

Aluno bolsista da EMGE

Alexandre conta o quão importante é o projeto na vida dos bolsistas. Para ele, “o EcoDom foi um divisor de águas na minha vida. Sempre tive a noção de preservação do meio ambiente, mas somente a partir do projeto comecei a pensar no futuro do nosso planeta e ter atitudes mais conscientes do ponto de vista ambiental”.

 

Brisa Oliveira Santos

Aluna bolsista da Dom Helder

A bolsista Brisa Oliveira conta a importância social que o movimento tem. “Em um mundo conturbado no qual vivemos, o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada, por isso se faz necessário uma maior conscientização ambiental. Trabalhar tal conteúdo com os alunos de ensino fundamental, médio e ensino superior é de grande importância, tendo em vista que nestes níveis os alunos são mais curiosos e abertos ao conhecimento.

Em 2019 quando decidi entrar para o time do projeto EcoDom, não imaginei que tanta gente abraçava essa ideia de “fazer diferença” e impactar, de certa maneira, a vida das pessoas todos os dias.

Sou grata por compartilhar o projeto EcoDom com indivíduos que acreditam que podemos ter um meio ambiente mais sadio. É muito bom olhar e entender o que gostamos de fazer… Individualmente, somos pequenos, sim, mas juntos… ah! juntos nós somos a diferença. Tenho o projeto EcoDom na minha alma e no meu coração! Obrigada por me permitirem fazer parte desse time incrível, que vê o meio ambiente diferente dos demais, como uma fonte de vida, o que ele realmente é!

É bom pensar que nossa futura geração terá um meio ambiente preservado se cada um de nós fizermos a nossa parte para mantê-lo puro e equilibrado. A escolha é nossa!”.

Edição – Equipe EcoDom