Por Elmo Júlio
Chegou mais um final de semestre, mas o EcoDom continua sua trajetória se empenhando no desenvolvimento de suas atividades com as escolas parceiras e seguindo a formulação de suas atividades nas tarefas propostas.
As escolas já começaram a apresentar em sua terceira fase algumas estratégias e resultados das práticas elaboradas em oficinas planejadas nas tarefas passadas.
A maior parte das escolas vem desenvolvendo as temáticas escolhidas – das quais aquelas que abrangem trabalhos em redução do consumo de água, energia, reaproveitamento e reciclagem de resíduos, elaboração de horta no espaço escolar – para otimizar o ambiente escolar através da arborização e harmonização ambiental, entre outras técnicas.
As escolas têm sido visitadas pelos bolsistas do EcoDom, que auxiliam no desenvolvimento das atividades das equipes de alunos das escolas parceiras, juntamente com seus professores orientadores e os professores nucleadores do EcoDom, que assumem essa assessoria e parceria.
Neste final de semestre, as equipes têm se organizado para a elaboração de oficinas, utilizando toda a sua criatividade, a fim de alcançar seus objetivos e dar continuidade aos trabalhos, para que se obtenha bons resultados no final do Movimento EcoDom de 2019.
A questão de promover a sustentabilidade no interior das escolas passa a ser muito importante, pois evidencia que é possível harmonizar o espaço escolar de maneira responsável, podendo gerar alguma renda, visto que as equipes das escolas estão ligadas intimamente com a comunidade na elaboração dessas ações e iniciativas.
As escolas parceiras de Belo Horizonte e Região Metropolitana vêm desenvolvendo trabalhos conforme suas necessidades e realidades, das quais podemos considerar iniciativas altamente capazes de conduzir a transformação dos ambientes e mudanças de atitudes na relação homem-natureza. Observa-se o encanto e as afirmações positivas das equipes no desenvolvimento das atividades programadas. Podem ser citadas ações que já apresentam resultados preliminares:
A E.E. General Carneiro, em Sabará, vem mobilizando a escola e a comunidade em seu entorno, chamando a atenção aos resíduos produzidos na instituição, assim como àqueles que são descartados para a coleta de lixo.
Professor de Química e orientador da escola, Diógenes Kratler ressaltou a disciplina dos alunos quanto à mobilização. “Venho observando que, com o passar das fases do projeto, o descarte de materiais recicláveis no lixo comum vem diminuindo graças às orientações que os estudantes da escola passaram para suas famílias. Essa postura traz à tona a questão importante da multiplicação de ideias sustentáveis e a mudança em ações que eram habituais no processo de descartes de resíduos”.
O Colégio Tiradentes Avelino Camargos, no bairro Água Branca, sob a orientação do professor de Geografia Michel e sua equipe, vem armazenando, em um depósito próprio, garrafas pets e embalagens plásticas levadas pelos alunos e que seriam descartadas de forma irregular em suas residências. Este material agora está sendo utilizado para confecção de objetos para uso nos jardins, ornamentações e como sementeiras para a manutenção do plantio de mudas para o ciclo das horticulturas.
A equipe da E. E. Carlos Drummond de Andrade, localizada no bairro Floramar, sob orientação do professor de Filosofia Cléver, cada vez mais efetiva melhorias em seu espaço escolar. As áreas desnudas estão recebendo mudas de árvores e jardinagem para a harmonização de suas áreas. Desde 2014, a escola busca otimizar seus espaços, contando com a ajuda da Embrapa, que por duas vezes contribuiu para que a horta da escola tivesse maior produtividade para servir como fonte de hortaliças e temperos de qualidade para a merenda escolar.
A Escola Professora Luíza Maria de Souza, localizada na região de Justinópolis, em Ribeirão das Neves, vem obtendo grande êxito na categoria de reciclagem e reaproveitamento de resíduos e embalagens, sobretudo pets e galões plásticos, que estão se transformando em objetos de ornamentação. A escola, nesta última semana, também trabalhou a categoria trânsito sustentável, devido os altos índices de periculosidade nas esquinas e cruzamentos da região.
Organizado com uma banda em ritmo fúnebre, a equipe EcoDom e outros alunos saíram às ruas exibindo cartazes com frases ousadas, elaborados com papelão reaproveitado. A ação solicitou maior cuidado de motoristas e pedestres nas vias de trânsito. O teatro de rua foi uma das metodologias que a equipe utilizou na caminhada no entorno da escola.
A organização dessas atividades reuniu toda a escola, sob a orientação da professora de artes Fernanda Mara Vieira. Quatro alunos que se empenharam no teatro de rua merecem destaque: Cauã Barbosa Reis, do 8º ano; Jean Flores, do 9º ano; Breno Cardoso da Costa e a aluna Nicole Silva. A atividade chamou a atenção do público e levou efetivamente a mensagem de alerta sobre o trânsito à população que circula na região.
O sucesso dessas atividades leva a crer que todas as equipes são capazes de tomar grandes iniciativas para o melhoramento da sustentabilidade dentro e fora das escolas, bem como propiciar a otimização dos espaços coletivos e individuais, através da conscientização em prol de ajuda mútua na convivência com a natureza.
Edição – Equipe EcoDom