O jovem protagonista


Por Júlia Andrade

Chegamos na parte mais importante do nosso projeto socioambiental: a terceira tarefa. Nesta fase, as escolas iniciam o desenvolvimento das atividades propostas.

Sustentabilidade e educação ambiental são palavras que estão constantemente nas mídias, porém muitas vezes não são aderidas ao real andamento escolar. Pensar no meio ambiente envolve pensar nas pessoas, no espaço e na natureza. Trabalhar esses conceitos em um ambiente escolar se torna totalmente positivo, já que ali é lugar de troca de saberes.

A Escola Estadual Isabel da Silva Polck tem trabalhado várias atividades interessantes em prol do meio ambiente. Acompanhe o trecho da pauta de umas das reuniões:

  • O ora-pro-nóbis, apesar de ser característico da culinária mineira, muitas vezes não tem seu valor reconhecido e seu sabor é visto com preconceito, perdendo-se ótimo potencial nutritivo. Ainda há a grande oferta de produtos com pobre valor nutricional e grande valor de açúcares e sódio. Incentivar uma alimentação mais saudável, com produtos mais ricos nutritivamente e com sabores agradáveis é importante na troca de saberes que a escola pode oferecer aos alunos e à comunidade escolar.
  • O trânsito ao redor da escola e o acesso dos alunos são fatores que impactam em toda a comunidade no entorno da escola. Em alguns horários específicos de maior movimentação e aglomeração, há relatos de assaltos, quase acidentes e constantes infrações de trânsito, além de filas de espera e congestionamento de carros ao redor. Ainda há a dificuldade de alguns alunos, até mesmo com mobilidade reduzida, para se chegar à escola, por falta de integração das linhas de ônibus. Buscar alternativas juntamente com a Associação de Moradores do bairro, elaborando projetos, encaminhando esses até a BHtrans e também cobrando da mesma melhor atuação são ações importantes para a melhoria da qualidade do trânsito ao redor da escola e do acesso dos alunos.
  • Hoje na escola, uma das queixas mais constantes dos professores e de alguns alunos são as salas de aula escuras. Mesmo com lâmpadas e uso de energia elétrica, o ambiente fica escuro, fator que, comprovado em estudos científicos, dificulta o aprendizado. Há também desperdício de energia elétrica com os refletores da quadra acesos durante o dia sem necessidade. Por isso, torna-se importante um projeto para buscar alternativas para reduzir o consumo de energia elétrica e a melhoria da iluminação na escola, resolvendo a queixa de professores e alunos, melhorando a qualidade do espaço escolar.
  • A valorização de áreas não utilizadas dentro do ambiente escolar gera novos espaços para a socialização de alunos, professores e funcionários, melhorando a convivência e capacidade de entendimento de conteúdos. Se usados corretamente, sendo aplicada a ideia de conservação, trará a beleza da natureza.
  • A falta da cultura de reciclagem e reutilização de materiais são dificuldades sociais que atrapalham a sustentabilidade ambiental. Construir e aplicar a sustentabilidade na escola é essencial para a conservação do meio ambiente. Reaproveitar materiais através da reciclagem, reduzindo a quantidade de lixo, podendo criar e recriar produtos e assim reduzindo o consumo de novos materiais são ferramentas que ajudam na sustentabilidade.

A pauta foi proposta pelos alunos e discutida com os mesmos durante uma reunião do EcoDom. A cada dia, incentivamos mais o jovem a entender o seu papel de protagonista no ambiente escolar desenvolvendo o senso crítico e a iniciativa de fazer o melhor para o meio ambiente.

Edição – Equipe EcoDom