Trem com 50 vagões leva água a cidade indiana afetada pela pior seca em décadas


Moradores indianos se aglomeram em torno de trem especial de 50 vagões carregados com litros de água, na estação de Villivakkam, na cidade de Chennai, em 12 de julho de 2019. (AFP)

Um trem especial de 50 vagões, carregados com 2,5 milhões de litros de água, chegou à cidade indiana de Chennai nesta sexta-feira, na metade de uma das piores secas que afeta o sul da Índia há décadas.

Os vagões foram arrastados por uma locomotiva especial, decorada com flores e com um cartaz que dizia “Água potável para Chennai”.

Quatro trens especiais diários levam água até Chennai – a sexta cidade indiana mais povoada – de Vellore, a cerca de 125 quilômetros de distância, para combater a seca.

O primeiro envio será levado a um centro de tratamento de água. Depois será distribuído em caminhões a diferentes partes da cidade no sábado.

Chennai viu somente uma parte das chuvas que costumam cair durante junho e julho.

A cidade de 4,9 milhões de habitantes sofreu uma crise similar em 2001, durante a qual também foram enviados trens com água.

A capital do estado de Tamil Nadu requer normalmente pelo menos 825 milhões de litros de água por dia, mas as autoridades atualmente só podem fornecer 60%.

Com temperaturas que frequentemente chegam aos 40 ºC, as reservas secaram e outras fontes de água estão minguando cada dia mais.

O metrô de Chennai desligou seu ar condicionado, os agricultores foram obrigados a deixar de regar seus cultivos, e as empresas pediram para trabalhar de casa.

A economia da cidade também foi afetada. Alguns hotéis e restaurantes tiveram que fechar temporariamente.

AFP