Novo semestre, novos desafios e novas vitórias rumo à sustentabilidade!


Por Thiago Loures

Após o recesso escolar, o Movimento EcoDom voltou com carga total. Além da continuidade do projeto socioambiental e do início da terceira fase do Campeonato Estadual de Matemática (CEM), novos editais autônomos movimentam os alunos das escolas públicas estaduais na volta às aulas

O consagrado Concurso Garoto e Garota EcoDom foi repaginado, com a novidade de estabelecer maior interação por meio das mídias sociais. Assim, de 19 de agosto a 30 de setembro, as escolas poderão enviar uma foto para concorrer nas modalidades Garoto EcoDom e Garota EcoDom. As imagens serão postadas no Instagram oficial do Movimento EcoDom (@ecosmovimento) e as cinco mais curtidas em cada modalidade irão desfilar no dia 22 de novembro, na Caminhada Ecológica.

Em 2019, o Festival de Dança EcoDom terá o forró como tema, abrangendo desde o tradicional forró pé de serra ao forró universitário. As equipes, de quatro até 14 alunos, farão apresentações de 5 minutos, sendo que as cinco melhores equipes se apresentarão na Caminhada Ecológica, contagiando a multidão.

Várias escolas realizaram atividades de sustentabilidade mesmo no período de recesso escolar, incluindo a limpeza de espaços para implantação de hortas. Em visita às escolas, gostaria de registrar uma grata surpresa da natureza: o início das obras para a recuperação da nascente da Escola Estadual Padre Matias foi um sucesso, pois os alunos, sob o cuidado do professor Pedro, encontram água! A descoberta despertou enorme motivação para recuperar plenamente a capacidade da nascente que, outrora, abastecia toda a escola.

“Água, fonte de vida”, foi o tema da Campanha da Fraternidade em 2004. Ver uma escola, espaço de aprendizagem, promover, por meio do Movimento EcoDom e participação ativa dos alunos, a recuperação de uma nascente em 2019 é motivo de enorme alegria e entusiasmo por um futuro sustentável.

Os desafios são muitos em tempos de desmatamento, individualismo e intolerância. No entanto, como professor nucleador do Movimento EcoDom, uma das principais lições que aprendi é que: Juntos, podemos!

Edição – Equipe EcoDom