Conscientização para preservar o Meio Ambiente


Por Mathuzalém David

Situado ao lado dos municípios de Vespasiano e Santa Luzia, ao norte de Belo Horizonte, o Bairro Serra Verde abriga a Escola Estadual Getúlio Vargas, além da Cidade Administrativa de Minas Gerais e também da Escola Municipal José Maria Alkmin. O antigo apelido da região, chamado de Sapolândia devido à grande quantidade de sapos que habitavam o entorno do córrego, serviu de inspiração para a equipe EcoDom da escola, a ECOGV, escolher como mascote os SapECOS para homenagear a história do bairro. Os SapECOS são dobraduras de papel em forma de sapo criados para simbolizar o grupo e marcar suas ações.

No dia 4 de julho foi realizada uma caminhada ecológica em parceria com outras escolas e associações do Serra Verde. A equipe apresentou à comunidade local as mascotes e implantaram de mais um ponto limpo no entorno da escola, buscando conscientizar os moradores sobre a importância de preservar o local em que moramos. Já no dia 13 de julho a escola promoveu uma quadrilha. A festa foi toda ornamentada com itens recicláveis, demonstrando que a conscientização dos alunos vem sendo reforçada em várias atividades.

A escola também fará uma gincana ecológica nos dias 5 e 6 de setembro com a participação de todos os alunos. Cada turma formará uma equipe para realizar tarefas, que incluem apresentações com temas pertinentes ao meio ambiente e recolhimento de materiais recicláveis.

A aluna representante da Equipe ECOGV, Débora de Lima Ramalho, destaca o impacto do projeto na escola. “O EcoDom traz para cada um de nós participantes o sentimento de cuidado com o meio ambiente, a valorização dos meios socioambientais, sendo eles de suma importância para o desenvolvimento humano, o que muitas vezes é esquecido pela comunidade”. Para Débora, “é uma oportunidade incrível poder levar esse sentimento para outras pessoas”, acrescentando que, quando moradores da comunidade conhecem o intuito do projeto, sempre contribuem de alguma forma. “A cada dia devemos preservar mais a natureza!”

A aluna Débora aproveitou o espaço para fazer um agradecimento em nome da Equipe ECOGV: “Gostaríamos de agradecer a colaboração do Parque Serra Verde, da direção da escola e do Cevae pelo suporte no desenvolvimento de cada uma das tarefas; ao Gilmar, que realiza trabalhos artesanais auxiliando os alunos em suas atividades; à empresa MG Recicla, que fornecerá apoio na gincana. Somos gratos também a todos os envolvidos na implementação do ponto limpo no Córrego Floresta. ECOGV, juntos podemos mais!”

Sigam as atividades da Escola Estadual Getúlio Vargas pelo instagram: @_ecogv.

Edição – Equipe EcoDom