Dom Helder e EMGE participam da 2ª Feira de Profissões da Escola Estadual Ari da Franca na Região Norte de BH


Por Elmo Júlio de Miranda e Souza

A Escola Estadual Ari da Franca, localizada no bairro Santa Mônica, realizou no último sábado (31), a 2ª Feira de Profissões da escola. A atual direção é do professor Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas e a orientação do EcoDom na escola é da professora Silvana Inácio Silva Soares. Os bolsistas do EcoDom, Maria Eduarda e Murilo, contribuíram muito na divulgação apresentando as atividades desenvolvidas pelo projeto.

Muito completa e contagiante, a feira iniciou-se às 9h e contou com um crescente movimento de público. Haviam muitas empresas e instituições de ensino envolvidas, faculdades, fundações, alunos e professores de outras escolas, além da presença de pessoas de várias comunidades.

A proposta da feira foi levar maiores conhecimentos e orientações mais completas aos estudantes a respeito de cursos e profissões. Em diversos estandes foram oferecidos serviços e atendimento aos participantes, tais como na área da saúde com medição de pressão, leitura de índices de pesos, tratamento de pele e bucal, além de oficina de artes ensinando como fazer belos artesanatos, conhecimentos fisioterapêuticos, práticas nutricionais, gastronomia, maquetes de projetos de engenharia. A mostra também contou com outros serviços realizados por graduandos, escolas de ensino médio e profissionais que já atuam no mercado em empresas diversas.

A feira da Escola Ari da Franca foi completa. Complexa e importante àqueles que estiveram presentes. Estava visível a atenção das pessoas com as explicações das profissões e sobre a estrutura dos cursos. Filhos e pais estudantes foram em busca dessa oportunidade.

As faculdades Dom Helder e EMGE foram representadas pela equipe EcoDom, do professor Elmo Júlio de Miranda e composta pelos bolsistas Maria Eduarda e Murilo. Além de informar sobre o Movimento EcoDom e sobre os cursos, a equipe comentou sobre temas relacionados à Amazônia – a biodiversidade, espaço antropológico específico, a política ambiental e os interesses geopolíticos por aquele ecossistema. Houve testemunhos e relatórios de várias pessoas que continuamente visitaram o estande e se prontificaram para participar e conhecer o nosso trabalho.

Em todos os momentos, o estande da Dom Helder e EMGE esteve com muitos visitantes interessados na estrutura dos cursos e na qualidade que essas faculdades oferecem. Todos os visitantes foram guiados por alunos e professores do ensino médio da escola. O diretor Igor deu especial atenção à equipe, encarregando-se de alocar no espaço diante da grandeza da feira e volume de público.

É fenomenal ver o efeito do EcoDom, que chegou para unir, construir e integrar. Em todos os relatos, os resultados apareceram da maneira mais natural possível, com alegria e satisfação do fazer. Talvez precisemos mais disso na iminência de salvar a natureza, a todas as sociedades bióticas, a nós mesmos.

Na Feira de Profissões da Escola Ari Franca, foi possível perceber um alto nível de consciência ambiental, pois os participantes dos inúmeros estandes mostraram nitidamente a preocupação com qualidade de vida, alimentação saudável, cuidado com o maio ambiente, resumindo muitas das práticas do nosso projeto socioambiental na escola.

Como professor nucleador, observei como o evento é de suma importância às expectativas dos jovens e para conferir maior dinamismo nas relações interdisciplinares e nos projetos. Parabéns ao sr. Igor de Alvarenga, parabéns a todos!

Edição – Equipe EcoDom