Os ‘ecos’ do EcoDom com força total!


Por Thiago Loures

O mês de agosto foi marcado por muitas atividades do Movimento EcoDom: no início do mês houve reunião de formação, sob o comando do professor Francisco Haas, para nossos incríveis bolsistas EcoDom, no intuito de capacitá-los para auxiliarem suas equipes no segundo semestre.

Entre as outras atividades destacam-se: o Concurso de Fotografia Garota e Garoto EcoDom; o Festival de Dança; a quarta e quinta tarefa do Projeto Socioambiental; a certificação do Pegada Ambiental; e nossa Caminhada Ecológica, que ocorrerá no dia 22 de novembro, que irá coroar o trabalho feito ao longo do ano, em um enorme ato para um futuro melhor, tendo como protagonistas os alunos da rede pública estadual.

O conceito de eco é a “repetição de um som que se dá pela reflexão de uma onda sonora por uma superfície ou um objeto”. No nosso caso, o projeto EcoDom promove uma reflexão de uma onda de sentimentos como sensibilização dos problemas da escola, conscientização do que cada um pode fazer, sensação de pertencimento à comunidade escolar, contato direto com elementos culturais, alegria diante de novos projetos e esperança em dias melhores, diante das perspectivas propiciadas pelo Movimento EcoDom.

O Concurso de Dança, com a temática de forró, agitou as escolas participantes. O fato de o edital prever que o aluno da equipe de dança não precisa ser do projeto EcoDom, bastando ser aluno matriculado da escola, mobilizou a comunidade escolar como um todo, promovendo “ecos” para além da equipe do projeto. E ao dançar, esses alunos aprendem diversas lições valiosas: o trabalho em equipe, aspectos culturais da dança como manifestação da arte, e tudo isso proporcionado dentro da escola pública estadual, que passa a caminhar em passos largos para a sustentabilidade.

Já o Concurso de Fotografia Garota e Garoto EcoDom ressalta o conceito de moda sustentável, “também conhecida como eco fashion”. “É um conceito definido por metodologias e processos de produção que não são prejudiciais ao meio ambiente. Isto é, a criação de roupas e acessórios sem prejudicar o ecossistema que existe ao redor da cadeia de produção deste item”. Assim, os alunos se envolvem na elaboração de um traje que remeta à sustentabilidade, como uma roupa feita com material reciclável, e as fotos são postadas no Instagram do projeto @ecosmovimento, de modo que as cinco imagens  mais curtidas em cada modalidade (Garoto e Garota EcoDom) irão desfilar no dia da nossa Caminhada Ecológica.

No Concurso de Fotografia Garota e Garoto EcoDom, destaco a realização do incrível desfile na Escola Estadual Odilon Behrens, sob coordenação do professor orientador Raimundo Jesus de Souza, em 29 de agosto. Nessa data, toda escola fez uma viagem na história e voltaram ao século 18. Isso mesmo, um desfile com roupas do século 18 feitas com materiais recicláveis! Isso é o Movimento EcoDom!

No dia 24 de agosto aconteceu o II Seminário da Pegada Ambiental, reunindo cerca de 150 escolas públicas estaduais, em pleno sábado de manhã, para apresentação das propostas do projeto para o segundo semestre, bem como para fomentar a reflexão de todos. As cerca de 150 escolas foram representadas pelos seus diretores ou vice, o professor orientador do projeto da escola e um aluno representando a equipe, que promoveram um seminário de extrema produtividade e representatividade.

Os ecos do Movimento EcoDom continuam repercutindo em todo o estado de Minas Gerais e os eventos não param: Em setembro, haverá o anúncio das 20 equipes de dança selecionadas para a semifinal do dia 27 de setembro; termina o prazo para envio das fotos para o Garoto e Garota EcoDom em 30 de setembro; será apresentada a quarta tarefa do projeto EcoDom em 16 de setembro. Diante de tantas datas e desafios, uma coisa é certa:  Juntos, podemos!