Dançando e cantando: isso é EcoDom


Por Ciangeli Clark

O Concurso de Dança EcoDom está fazendo sucesso nas escolas estaduais com o estilo forró. Acabamos a primeira fase de classificação das equipes por meio de vídeos postados na plataforma do movimento. As 20 escolas classificadas irão se apresentar na Praça da Assembleia, no dia 27 de setembro. Nesse dia, também iremos classificar os cinco finalistas que se apresentarão no mesmo local no dia 22 de novembro. Data esta, do encerramento do projeto EcoDom 2019, com nossa tradicional Caminhada Ambiental, quando também serão conhecidos os ganhadores dos Concursos de Dança e Fotografia Garota e Garoto EcoDo.

O intuito do Movimento EcoDom é demonstrar que dançar e cantar é simplesmente reverenciar o meio ambiente. As escolas não mediram esforços para participar. Montaram equipe, coreografia, empreenderam no figurino e se dedicaram horas ensaiando para participar e apresentar o estilo forró, que na atualidade, estimula pessoas de todas as idades na divertida tarefa de dançar.

Da Região do Barreiro, temos três escolas classificadas entre as 20. A Escola Estadual Carmo Giffoni, que tem como diretora a professora Cristina Andrade Pereira Costa e vice-diretora a professora Adriana Cristina Corrêa, profissionais engajadas, que fizeram todo o possível para a participação da equipe na apresentação. Demonstrando alegria, elas afirmam que “os alunos estavam empolgados e muito envolvidos, o que motivou à direção a ajudá-los para poder mostrar um pouco da alegria de sua arte”. O projeto EcoDom tem como professor orientador nesta escola Felipe Antunes de Oliveira, que incentiva os alunos a valorizar a escola e melhorar os espaços de convivência.

Já na Escola Estadual Álvaro Laureano Pimentel, a professora Núbia Rosângela Fernandes Santos esclarece que sua função é apoiar e incentivar os alunos.  “Assim, tudo que eles quiserem participar, estamos apoiando. Eles sempre podem contar com a colaboração da direção”, afirma. O vice-diretor Lucas Teodoro Andrade, durante uma de nossas conversas, afirmou que a escola irá participar de todas as atividades do projeto. “Os alunos precisam de atividades que os despertem e preparem para a vida“, diz.

A Escola Estadual Padre João Botelho também conta com uma equipe engajada e participativa. A diretora Eliani Geralda de Oliveira França tem dado grande apoio à realização das atividades do EcoDom. Eliane é gestora na escola a mais tempo e relata que gosta de trabalhar com projetos na instituição, “pois trazem contribuições significativas e despertam talentos”. A professora orientadora do projeto é a jovem Luciana Paula de Assis, que vem desenvolvendo um belo trabalho junto aos alunos e à comunidade.

A dança é a manifestação do corpo, a música do que alcança a alma. Nada melhor do que utilizá-la para incentivar a educação ambiental. Que venham as próximas fases com as equipes cada vez mais envolvidas.

Edição – Equipe EcoDom