Definida comissão organizadora da Caminhada Ecológica 2019


Após o anúncio oficial da data da Caminhada Ecológica de 2019 no II Seminário da Pegada Ambiental, chegou a hora de começarmos a organizar o nosso grande fechamento do Movimento EcoDom. No último sábado, 14 de setembro, houve a primeira reunião da comissão organizadora do evento.

No seminário do dia 24 de agosto, os coordenadores do EcoDom convidaram os professores a se juntarem para formar essa comissão. Assim foi feito e as primeiras orientações já foram dadas. Vale lembrar que a nossa caminhada será no dia 22 de novembro, numa sexta-feira, com concentração na Praça Raul Soares a partir das 7h30 e saída às 8h30 seguindo até a Praça da Assembleia.

A temática da caminhada deste ano está voltada à conscientização do nosso papel perante os desastres das minas do Córrego do Feijão e Barragem de Fundão, que mataram dezenas de pessoas, poluíram rios e destruíram áreas enormes de vegetação nativa. Iremos abordar durante todo o evento a frase de motivação “Vamos salvar as Minas Gerais”.

Em nossa caminhada contamos sempre com o apoio das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Guarda Municipal, Bhtrans, SLU e, este ano, fizemos uma nova parceria: contaremos com a presença dos voluntários do World Cleanup Day, que farão uma ação de conscientização sobre o lixo jogado nas ruas.

Na reunião de sábado, também foi destacada aos professores a importância da caminhada para o Projeto Socioambiental. Ela conta pontos e mostra o quanto a escola se empenhou para participar do projeto. Além disso, a caminhada também inicia a nossa grande final, que irá definir os ganhadores do Projeto Socioambiental 2019, da Pegada Ambiental, e dos Concursos de Fotografia Garota e Garoto EcoDom e o Festival de Dança EcoDom.

A comissão organizadora foi dividida em sete subgrupos responsáveis por: ambulância, artistas, divulgação e cobertura do evento pelas mídias de BH, organização do desfile das fanfarras, definição da posição das equipes no lanche, organização do mutirão de limpeza auxiliado pelo World Cleanup Day e patrocínio para os lanches oferecidos aos alunos.

Além disso, as disposições gerais da caminhada estão postadas em uma tarefa específica no portal do EcoDom, que também servirá para que as equipes postem a sua estratégia de desfile para gerar pontos. A data limite para a postagem da tarefa é 14 de novembro.

Bárbara Teixeira – Equipe EcoDom