Agora, meu caro, é emoção


Por Willio Campos

Iniciadas em fevereiro deste ano, as atividades do Movimento EcoDom cumprem em setembro três quartos de seus compromissos. Passaram rápido os meses de diagnóstico e implementação e, agora, chega o momento de apontar os resultados do que foi planejado.

A quarta tarefa, vencida em 16 de setembro, atribuía a necessidade de apresentação de resultados parciais. Em visitas às escolas, há a clara percepção de transformação de espaços e estruturas escolares por atuação massiva e superanimada dos integrantes do projeto e de seus colaboradores.

Já é sucesso e já somos vitoriosos.

Próximo ao fim de mais um ano de trabalho, as atividades se intensificam com o objetivo de concluir o ano com saldo positivo e em grande estilo. Nossa Caminhada Ecológica já tem hora e lugar definidos: 22 de novembro, a partir das 8h, com concentração na Praça Raul Soares. No ano passado, o evento teve a presença de 10 mil pessoas e, neste ano, a expectativa é de dobrar o número de participantes engajados por um meio ambiente melhor. A festa é sempre linda e cheia de surpresas.

Mesmo com a festa de conclusão das atividades, o mais relevante do Movimento EcoDom é o trabalho constante nas escolas e o desdobramento em várias outras ações a atividades.

Gincanas de reciclagem, que geram recursos financeiros para o projeto, são acolhidos por toda a comunidade do entorno da escola. A cultura do plantio de mudas, trabalhada com os pequenos, convida a comunidade a trocar folhas de papeis usadas por ervas medicinais e condimentares, fazendo com que os resultados extrapolem o ambiente escolar.

A arte também é nossa parceira: o Concurso de Fotografia Garota e Garoto EcoDom e o Festival de Dança com um forrozinho para alegrar e divertir, colocam mais movimento no que já é agitado.

Em setembro, dois fatos merecem ser compartilhados: A Escola Estadual Professor Guilherme Azevedo Lage foi destaque nas mídias por ter sido a escola que mais diminuiu o índice de evasão escolar. O depoimento da professora e orientadora Márcia Aparecida Rodrigues é prova da importância e da diferença do Movimento EcoDom em sua escola:

“O EcoDom se apresentou como instrumento utilizado pela escola para despertar o interesse de conhecimento e de aprendizado pela linguagem ambiental. Como coordenadora do projeto EcoDom no Guilherme Lage, consigo agora mensurar, ao longo desses quase dois anos, a importância que o movimento trouxe para a vida escolar dos nossos alunos. Tenho me surpreendido cada vez mais com o resultado das nossas ações. O envolvimento dos alunos da equipe é tão intenso que desperta o interesse dos demais alunos. Diariamente, pelos corredores da escola, sou abordada por alunos que sonham em entrar para o EcoDom, por motivos diversos. Hoje, ouvi de uma aluna que disse que só frequenta a escola nos sábados quando o movimento programa atividades e que ela adora. Por isso, acredito que contribuímos, sim, para a permanência dos nossos alunos e fico feliz por isso. Tenho uma lista de espera de alunos que estão no primeiro ano e já manifestaram o desejo de entrar para nossa equipe no próximo ano”.

Por outro lado, no encerramento do 2º Congresso do Conhecimento, realizado pela Dom Helder Escola de Direito e EMGE, a aluna do curso de Direito Clara de Souza Costa foi destaque. Integrante da equipe EcoDom do Colégio Tiradentes da PMMG – Unidade Minas Caixa e bolsista, ganhou o prêmio de melhor redação sobre Dom Helder Câmara, demonstrando como o EcoDom pode ser transformador na vida dos alunos de ensino médio.

Clara conta que “quando estava no terceiro ano do ensino médio, o Movimento EcoDom era uma esperança”. E relata: “Era também um momento de distração (apesar da seriedade do projeto), pois com todo o peso de formar, entrar numa faculdade, tirar carteira, entre outros, eu tinha o momento de sair da sala e me desligar a cobrança de ser aluna e passar a ser um projeto de socioambiental. No dia do vestibular, o meu primeiro contato com a faculdade, eu soube que queria estudar naquele lugar, então o ECOS se tornou a minha melhor oportunidade. Eu não desperdicei, ganhei a bolsa ainda no terceiro ano e tive que tomar uma decisão. Escolhi a Dom Helder. Complementando quase um ano de casa, posso dizer que o Movimento EcoDom me deu a melhor parte da minha vida acadêmica e escolar até hoje. Por isso, enxergo sua importância, tanto pra mim quanto pra quem ainda está por vir e também pra todos os espaços escolares que estão sendo modificados e evoluídos”.

O EcoDom é maior do que se pode imaginar, pois cultiva em nós a possibilidade e a competência de transformação do meio ambiente e de nós mesmos. Somos titulares de dons, que o EcoDom nos ajude a descobri-los e despertá-los.

Parabéns pelo que já colhemos, mas tenhamos sempre a certeza que JUNTOS, PODEMOS MAIS.

Edição – Equipe EcoDom