Onda de calor incomum nos EUA assusta


Crianças brincam em fonte pública na tentativa de aplacar o calor. (AFP)

Uma onda de calor incomum para a estação atual está fazendo o começo do outono parecer verão em grande parte do sul e do leste dos Estados Unidos, e os meteorologistas previram na quarta-feira (2) que as temperaturas podem chegar perto de 40 graus.

Washington alcançou 36 graus no final da tarde, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (NWS), superando o recorde mensal anterior da cidade, de 32 graus em 5 de outubro de 1941.

Em outubro, as temperaturas em alguns lugares podem ser bastante mais altas que o normal, disse o NWS, enquanto um quarto do país experimentará registros superiores a 30 graus. Escolas dos estados de Ohio e Maryland que carecem de ar condicionado estão mandando as crianças para casa mais cedo ou fechando suas portas.

Segundo o Weather Channel, Atlanta pode bater seu recorde histórico de outubro, de 35 graus, na quinta-feira (3). Espera-se um alívio no fim da semana à medida que se aproxime uma frente fria.

Os Estados Unidos também experimentaram nesta semana temperaturas extremas na outra ponta da escala, quando o estado de Montana ficou coberto de camadas de neve de até 1,20 metro. Às 8h de quarta-feira (2) em Billings, a maior cidade de Montana, a temperatura era um pouco superior a 1 grau.

AFP