EcoDom 2019: A excelência de um projeto que deu certo


Por Elmo Júlio de Miranda e Souza

Seria impossível descrever o Movimento EcoDom desse ano devido à sua complexidade, extensão e objetivos atingidos. Entretanto, pode-se citar, em um quadro geral, a satisfação com os trabalhos, dinâmicas e organização, que culminaram em uma grande final.

Foi um ano difícil para todos e em todos os âmbitos, inclusive na educação, mas que a coordenação do Movimento EcoDom e seus parceiros somaram esforços para dar um sentido real, concreto e satisfatório ao projeto em prol da causa ambiental. As atividades programadas, os eventos, o projeto socioambiental, bem como a Caminhada Ecológica foram cumpridos com sucesso. Com o tema “Em defesa das Minas Gerais”, a caminhada encerrou as atividades do projeto com chave de ouro.

Em avaliação, pode-se concluir que foram desempenhados belíssimos trabalhos e projetos no interior e entorno das escolas, levando consciência ambiental à comunidade escolar e aprendizados sistemáticos aos alunos e professores das escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

O lixo que está deixando de ser lixo…

Nos projetos entregues pelas Equipes EcoDom, pudemos perceber mudanças de paradigmas e interpretações distintas sobre os resíduos e sobras em geral. Hoje, o que era descartado foi transformado pela arte e criatividade dos nossos jovens, transformando volumes de materiais, que seriam indevidamente lançados ao ambiente, em artesanatos, objetos utilitários e até obras de arte.

O papel vai deixando de ser bolinha de cesto em sala de aula…

O processo de descarte e conscientização sobre o papel foi implantado e levou a mudanças profundas no dia a dia da comunidade escolar. Com maior consciência sobre a utilização desse material, que muitas vezes é desperdiçado e descartado irregularmente, os alunos recolheram toneladas de papel para reciclagem.

Várias escolas, além de efetivar oficinas de aprendizagem sobre o papel, juntamente com seus alunos, passaram também a organizar pilhas de papel – como livros didáticos ultrapassados e vários tipos de papel e papelão, que eram guardados indevidamente nos arquivos de escolas ­–­ para ter destino correto. Para os jovens estudantes, a experiência com propostas de reutilização fez surgir maior conscientização sobre essa matéria prima.

Um trânsito melhor, através da cooperação e participação de todos…

O Movimento Ecos levou assessoria às escolas, de maneira que todos pudessem auxiliar para um trânsito melhor e mais seguro no entorno da escola. Vários projetos foram desenvolvidos no sentido de melhorar questões como o emplacamento local nos cruzamentos e a questão do respeito em transitar nas vias, tanto para pedestres quanto motoristas. As escolas contaram com a ajuda das Equipes Ecos para observar, registrar e agir sobre fatores que perturbam o bom trânsito no entorno das escolas.

Áreas que antes eram apenas chão, explodem verdes em produção…

Inicialmente, se observava vários locais sem utilização no espaço escolar, solo laminado, ressequido e sem qualquer importância. Após a visita do Ecos nas escolas, muita coisa mudou.

Por meio de reuniões e oficinas, as equipes passaram a ter conhecimento maior do que poderia ser feito naqueles terrenos para elaboração de hortas, jardins e revitalização essas áreas. Hoje, as escolas estão colhendo hortaliças orgânicas e de excelente qualidade para incrementar a merenda escolar, além de tornar os espaços das escolas mais bonitos e sombreados.

A consciência sobre água e energia…

Essas modalidades esse ano foram recordes de sucesso nos objetivos desejados, pois além da elaboração de projetos para estas categorias, houve o reforço da Pegada Ambiental que impulsionou processos que pudessem diminuir o volume diário e mensal do consumo de água e energia.

Foram realizadas ações muito bem orientadas para conduzir e efetivar o controle do consumo e os gastos, que muitas vezes eram altos devido ao desperdício e maneiras indevidas de consumo. Além disso, foram desenvolvidos métodos de reaproveitamento da água e o alerta sobre a relação da água que corre em nossos rios e que em grande parte são base de fornecimento de energia.

Esse foi o nosso Movimento Ecos 2019, que levantou uma bandeira de todas as cores: as cores do alerta, do cuidado, respeito e do compromisso com planeta melhor. Estava evidente a alegria das escolas presentes na caminhada que representava o encerramento do projeto desse ano, levando um ar de esperança para o próximo ano.

Mais de 10 mil estudantes, professores, educadores e pessoas comuns abrilhantaram a Caminhada Ecológica 2019 deixando um gostinho de quero mais.

Ano que vem voltamos com mais entusiasmo e várias novidades. Contamos com a sua participação. Juntos Podemos!

Edição – Equipe EcoDom