Quase 2 mil novas espécies em risco de extinção, segundo a Lista Vermelha


Atualmente, existem mais de 30.000 espécies em risco de extinção devido à atividade humana e às mudanças climáticas (XL CATLIN SEAVIEW SURVEY/AFP)

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) adicionou quase 2 mil novas espécies ameaçadas à sua Lista Vermelha, alertando que as mudanças climáticas também representam uma ameaça para plantas e animais selvagens.

Especificamente, 1.840 novas espécies compunham a lista, elevando o total para 30.178 espécies ameaçadas de extinção, de acordo com um comunicado publicado durante a Conferência do Clima da ONU (COP25) em Madri.

“As mudanças climáticas aumentam as múltiplas ameaças que as espécies enfrentam e devemos agir de maneira rápida e decisiva para enfrentar a crise”, disse Grethel Aguilar, diretor geral interino da UICN.

A UICN destaca, por exemplo, o impacto das mudanças climáticas nos peixes de água doce da Austrália, dos quais 37% estão ameaçados. Desse percentual, “pelo menos 58% são diretamente afetados pelo aquecimento”.

Os principais fatores da queda expressiva da biodiversidade nos últimos anos são mudanças no uso da terra – incluindo agricultura –, superexploração (caça e pesca), mudança climática, poluição e espécies invasoras, assim como o crescimento demográfico e de consumo, disse a Plataforma Científica e Política Intergovernamental sobre Serviços de Biodiversidade e Ecossistemas (IPBES) em um relatório pioneiro de maio.

“A atualização (da Lista Vermelha) mostra que o impacto das atividades humanas na vida selvagem continua a crescer”, de acordo com Jane Smart, chefe do grupo de conservação da biodiversidade da UICN.

“O próximo ano será crítico para o futuro do planeta”, com a celebração do Congresso Mundial da UICN na França, uma cúpula na China sobre biodiversidade e a apresentação de novos objetivos nacionais para combater as mudanças climáticas sob o Acordo sobre Paris, lembrou.

A UICN queria mostrar que a tendência é “reversível”, sublinhando que a situação de dez espécies – oito de aves e dois de peixes de água doce – melhorou.

A abrangente Lista Vermelha, que inclui diferentes níveis de ameaças, inclui mais de 112 mil espécies.

AFP