Energias sustentáveis: energia solar


Por Rayssa Fonseca

As energias sustentáveis têm ganhado cada vez mais espaço no cenário atual, já que a preocupação com o meio ambiente tem se intensificado cada dia mais. Segundo pesquisas, 95% da energia utilizada no Brasil é proveniente das usinas hidrelétricas, que utilizam a força da água como fonte de energia. Apesar de não gerar muitos poluentes, a energia hidrelétrica gera vários impactos sociais e ambientais devido à construção das barragens de água.

O geógrafo Wagner de Cerqueira e Francisco cita os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a geração de energia, que são eles: “destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidade da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes”, além da realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores.

Dessa forma, tem se intensificado outro meio de geração de energia, de maneira que os impactos ambientais sejam bem menores, que é a energia solar. Inclusive, vários estabelecimentos famosos têm recorrido a essa energia sustentável, como exemplo a Disney, que possui uma usina de energia solar no formato do rosto do Mickey.

Como o próprio nome já diz, a energia solar é proveniente do sol, que é considerado uma fonte de energia limpa, pura e inesgotável. Além de ser mais benéfica no quesito ambiental, os benefícios também são muitos para quem a utiliza. A radiação solar é a principal fonte de energia natural da Terra.

E como funciona? É feito um projeto por um engenheiro eletricista e enviado à companhia elétrica responsável pela região para avaliação e aprovação. São instalados painéis solares fotovoltaicos sobre o imóvel, esses painéis são responsáveis por captar os raios solares e transformá-los na energia que utilizamos de modo geral. Podem ser instaladas em prédios, casas, sítio, etc. Assim que instalado todo sistema, funcionários da companhia elétrica responsável vão ao local fazer a vistoria do sistema e trocam o padrão do imóvel por um compatível com o sistema da energia solar.

Conforme o Engenheiro Eletricista Leandro Martins, tal fonte de energia possui um custo benefício bem alto, pois só se paga a instalação (materiais, profissionais e afins) e possíveis manutenções, que são bem esporádicas. Dessa forma, é possível reduzir 95% do valor da conta de energia, já que a produção de energia é feita no próprio imóvel. Caso a geração de energia seja maior do que a utilizada no mês, é gerado um crédito que pode ser utilizado em 5 anos, ou, ainda, a transferência dessa energia para outro imóvel.

O Brasil é um país com altíssima incidência solar devido à sua localização, é assustador o baixo nível de aproveitamento e exploração de tal recurso natural, ainda mais contando com enorme benefício ambiental em relação ao sistema hidrelétrico. É uma excelente alternativa de fonte de energia.

A sustentabilidade envolvida na utilização da energia solar é bastante pertinente com o foco central do Movimento Ecos, pois utiliza os recursos naturais de forma consciente e não afeta negativamente o meio ambiente, pelo contrário, gera o menor impacto ambiental possível, haja vista que o sol é uma fonte de energia limpa, abundante e permanente e a produção de energia não gera gases influentes no efeito estufa. É uma das maiores apostas para as próximas décadas no quesito da sustentabilidade.