Movimento Ecos realiza cerimônia de premiação dos concursos Redige-Ecos e Grafar-Ecos


A Dom Helder e a EMGE, através do Movimento Ecos, convidam todos para a cerimônia de entrega dos prêmios dos concursos Redige-Ecos e Grafar-Ecos, no próximo sábado (28), às 10h, no YouTube da Dom Helder. As atividades foram pensadas e desenvolvidas no início da pandemia para continuar com a trajetória do projeto de levar a educação socioambiental para dentro da comunidade acadêmica de cada escola.

O objetivo geral dos concursos foi estimular o pensamento crítico em relação à natureza e ao isolamento social, bem como suas consequências. Desta maneira, em formatos de redação e pesquisa, os estudantes puderam se aprofundar na temática e aprender práticas que os ajudarão no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os melhores trabalhos receberão prêmios como smatphones, smartwacthes, caixas de música portátil, kits de higiene para a escola, kits influenciador digital, bolsas de estudos de para o curso de Direito da Dom Helder, e cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação da EMGE.

De acordo com a nucleadora Helen Almeida, apesar das adversidades, o Movimento Ecos se reinventou. “O momento nos fez constatar a solidez do Ecos e a firmeza das relações construídas ao longo de mais de uma década de trabalhos. A receptividade das escolas, o trabalho permanente de diretores, professores e alunos das escolas parceiras e todos os princípios que norteiam a existência e as atividades desenvolvidas pelo movimento são, inegavelmente, motivo de muita alegria”, diz.

Participarão da cerimônia representantes da Dom Helder, EMGE, Secretaria de Estados de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), diretores, professores e alunos das escolas parceiras, além dos nucleadores, bolsistas e coordenadores do Movimento Ecos.

“Este é o fechamento de mais um ano de muito trabalho, que precisou ser repensado, reestruturado e adaptado às novas circunstâncias. E por isso celebramos! Comemoramos a coragem e a criatividade de todos, que mesmo cientes dos desafios, de repensar ações e metodologias sem se afastar dos fundamentos norteadores do Movimento ECOS, não mediram esforços para chegarmos até aqui”, comemora a nucleadora.