Live apresenta os projetos do Movimento Ecos para 2021


Movimento Ecos, promovido pela Dom Helder e pela EMGE, lançou o Projeto Socioambiental 2021 neste sábado (15). Estiveram presentes os reitores das Escolas, coordenadores do Movimento, nucleadores, bolsistas e demais parceiros. O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube do Ecos.

Desde o início da pandemia, o Movimento preparou atividades para estimular o pluralismo de ideias e a transdisciplinaridade dentro do ambiente de aprendizado remoto. Através de um trabalho colaborativo, entre todos os parceiros do Movimento, foram pensadas novas ações regidas por editais autônomos, que contribuirão com os estudos dos jovens em afastamento escolar e a sua preparação para o retorno às aulas presenciais ou semipresenciais.

Para o Projeto Socioambiental 2021 as ações foram aprimoradas para oferecer o melhor aprendizado ambiental aos estudantes das escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Assim, durante o lançamento, foram apresentados o projeto e suas diretrizes e os editais autônomos da Campanha Agir Socioambiental, do 2º Concurso Redige-Ecos e do 2º Concurso Grafar-Ecos.

Lançamento

Iniciando a cerimônia, o reitor da Dom Helder, Paulo Umberto Stumpf SJ, lembrou que o meio ambiente não é somente aquele que contém natureza, mas aquele em que estamos inseridos. “Quando pensamos em meio ambiente, é natural que logo nos venha à mente essas imagens [natureza], no entanto, precisamos nos lembrar que meio ambiente é também o lugar em que vivemos, trabalhamos e estudamos. Nossos bairros, nossas escolas, nossos locais de trabalho, esses são os nossos meios ambientes que precisamos melhorá-los, cuidá-los com carinho para assim também cuidarmos das pessoas que amamos”, disse.

O reitor também ressaltou o reconhecimento que os estudantes do Movimento Ecos dão à Dom Helder e à EMGE, uma vez que estes exaltam a qualidade e excelência das escolas ao ingressarem nas mesmas. Completando a fala de Stumpf, o reitor da EMGE, Franclim Brito, destacou que “parte considerável da nossa comunidade acadêmica é formada por integrantes do Movimento Ecos”. Ele também reforçou que as escolas estão atentas às necessidades dos estudantes neste período em que ainda estamos enfrentando desafios, convida os presentes para participarem do Simbora e salientou a abertura do curso de Arquitetura na EMGE.

Em seguida, o coordenador-geral do Movimento Ecos, Francisco Haas, apresentou o cronograma da live e agradeceu a presença e a participação dos diretores das escolas parceiras, além da presença da representante da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG), Geniana Guimarães, e dos professores nucleadores, estagiários, bolsistas, estudantes e demais participantes do Ecos. “Hoje, nesta cerimônia de lançamento, serão conhecidos em primeira mão alguns parceiros de secretarias, colegiados ou representantes de segmentos educacionais fundamentais para o sucesso deste projeto socioambiental”, disse o coordenador.

Representando uma das escolas parceiras do Movimento Ecos, o professor Samuel Vilaça, do Instituto Padre Machado, ressaltou a importância do projeto dentro da comunidade acadêmica. “Participar do Movimento Ecos em 2021 para nós é um prazer muito grande. Nós sabemos como tem sido difícil tratar das questões ambientais do Brasil ao longo dos anos, como tem sido difícil tratar de sustentabilidade no mundo. […] Trabalhar dentro deste projeto vai ser muito importante para o nosso colégio, para as escolas particulares que agora estão presentes no projeto”, disse o representante.

As diretrizes, o regulamento e a cooperação técnica com a SEEMG foram apresentados pelos professores José Cláudio Junqueira, Willio Campos e pela Assessora da Superintendência de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação, Débora Adorno, respectivamente.

“Esta vem sendo uma parceria muito bem sucedida. A gente percebe isso pela receptividade e pelo engajamento dentro da nossa rede [escolas] com a proposta. Quando a gente observa os números quanto a adesão das escolas estaduais ao Movimento Ecos, nós podemos ver que estamos em uma crescente entre 2018 e 2020, a gente teve uma elevação na adesão das escolas em 51%, e temos perspectivas de expansão para 2021. Esse crescimento e permanência das escolas no projeto diz muito sobre qualidade de trabalho e da dedicação de todos os envolvidos”, ressaltou a Assessora.

Campanha Agir Socioambiental, Grafar-Ecos e Redige-Ecos

A Campanha “Agir Socioambiental” tem o objetivo de desenvolver pequenas práticas ambientais no período de isolamento social, através de lives e capacitação para o “Desenvolvimento da Escola Sustentável em Minas Gerais em tempos de pandemia e isolamento social”.

Já o 2º Concurso de Pesquisa “Grafar-Ecos” pretende discutir, mediante pesquisa contextualizada e interdisciplinar, multidisciplinar ou transdisciplinar, nossa sociedade modificada e constantemente reestruturada pela necessidade de resguardar e se cuidar no intuito de preparar-se para os desafios da pós-pandemia.

2º Concurso Redação “Redige-Ecos” visa incentivar a escrita, ampliando a visão crítica e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento argumentativo. Esse concurso serve como preparação para o exame do Enem.

A participação dos estudantes da Dom Helder e da EMGE valerá 4 horas de atividades complementares na área de Extensão. Se você perdeu o link do formulário de inscrição para obter o certificado, clique aqui. O Movimento Ecos também disponibilizou um abaixo assinado contra a iniciativa de mineração na Serra do Curral e Serra do Rola Moça: http://chng.it/qNKsYn8yLd.