Movimento Ecos leva ganhadores da Pegada Ambiental 2019 a Fernando de Noronha


Por Elmo Júlio de Miranda e Souza

No mês de maio, respeitando todos os protocolos sanitários, os representantes da Escola Estadual General Carneiro da cidade de Sabará, vencedora da Pegada Ambiental de 2019, conheceram o arquipélago de Fernando de Noronha.

A premiação aconteceu em novembro de 2019, quando foi anunciada a conquista do 1º lugar da Pegada Ambiental pela escola. O projeto foi desenvolvido pelo professor orientador, Diógenes Kretli, e sua equipe de alunos. Devido à pandemia de Covid-19, o docente e o aluno representante somente puderam desfrutar do prêmio recentemente, em 2021.

Diógenes Kretli é pioneiro e muito dedicado com os projetos do Movimento Ecos desde a sua origem, em 2011. Em vista disso, já recebeu vários prêmios em atividades de sustentabilidade desenvolvidas pelo Ecos, incluindo atividades artísticas como dança, música, moda, entre outros.

A viagem a Fernando de Noronha: realização e satisfação consagradas

A viagem aconteceu do dia 31 de maio a 4 de junho de 2021 e o professor Diógenes relatou o significado da premiação proporcionada pelo Movimento Ecos:

Viajar é sempre extraordinário e se for de aventuras melhor ainda. Fernando de Noronha representa uma satisfação ímpar, pois além de ser um pedaço de solo brasileiro em meio ao oceano atlântico, foi também prazeroso desfrutar e conhecer aquela maravilha ambiental, que reflete todos os encantos do nosso país.

Esse concurso foi e nos trará sempre uma oportunidade de inovação e consciência ambiental, que nos faz ir além, colocando em prática tudo aquilo que imaginamos. Para mim foi, e continua sendo, uma oportunidade de transferir aos jovens estudantes informações de forma a resgatar talentos, despertando-os e incentivando-os para que os mesmos possam alcançar sonhos, que muitas vezes, não conseguem por falta de preparo para a vida.

A viagem, além de esplendorosa, torna-se única, por vir de um trabalho sério, com parceria séria, como a equipe do Ecos e com todos os comprometimentos das faculdades Dom Helder e EMGE, mantenedoras do Movimento”.

O professor orientador e o aluno representante da equipe ficaram encantados com tudo e revelaram que desfrutaram de todos os momentos e dos lugares paradisíacos da ilha.

Lugares visitados

Visitamos a ilha toda, incluindo a Trilha Capim Açu (8 Km). Essa trilha sempre foi um sonho, pois nos coloca diretamente em contato com a fauna e flora locais, com suas paisagens históricas, e o oceano Atlântico, com observações da vida marinha, tendo oportunidades de ver tubarões e seus filhotes quando caminhamos 3 km sobre pedras (muitas rochas vulcânicas) pelo litoral, tartarugas e pequenos peixes coloridos, em suas águas cristalinas.

Passamos pelo Mirante da Sapata, com uma vista espetacular da caverna que une o Mar de Dentro com o Mar de Fora e a Trilha do Farol (VOR).

Na Caverna Capim Açu foi possível desfrutar de um banho nas águas cristalinas das piscinas naturais, com os peixinhos dourados.

Animais que tivemos a oportunidade de estar perto: tejo, mocó, mabuia, aratu, caranguejo amarelo, moreia, tubarões, tartarugas e pássaros diversos como: cocoruta, viuvinha marrom e preta, catraia, rabo de junco, pardal, noivinha, entre outros. Não existe cobras na ilha.

Quanto à flora, deparamo-nos com: gameleira, mulungu, burra leiteira, jitiranas (trepadeiras), vegetações rasteiras nas praias, e o próprio capim açu que deu nome à trilha. Espécies introduzidas: flamboyant, ipê branco, cajá, caju e pinha.

Visitamos ainda:

ICMBio: local para agendamento de acesso às áreas de preservação ambiental, e local do projeto Tamar. Os museus estavam fechados.

Praia do Sancho: considerada a mais bonita do Brasil, sendo uma aventura deslumbrante a descida pelas escadarias até a praia.

Praia da Conceição: lindo o pôr do sol nesse local.

Praia do Cachorro e buraco do galego: foi possível fotografar uma moreia bem de pertinho, nas pedras que fazem divisa com a Praia do Meio.

Praia do Meio: um encanto de praia, onde encontra-se o famoso Bar do Meio, sendo um ponto de ostentação. Ostentamos nesse local apreciando a noite, com o céu estrelado.

Praia dos Porcos: piscinas de águas cristalinas, com vista para o Morro dois irmãos.

Praia Cacimba do Padre: uma vista lindíssima para o Morro Dois Irmãos, que faz divisa com a Praia dos Porcos, acessada através de uma trilha por uma pedreira, com uma vista panorâmica sensacional. Aproveitamos e degustamos de uma bela refeição (almoço) no Restaurante Barraca das Gêmeas.

Praia do Americano: uma beleza natural ao lado Praia e do Forte do Boldró.

Praia do Bode: bela vista ecológica.

Praia das Caieiras: linda vista do Mar de Fora, ao lado do famoso Buraco da Raquel.

Praia do Atalaia: famosa pela sua piscina natural, onde se pode apreciar a fauna marítima com sistemas de mergulho.

Praia do Leão: vista para o Morro da Viúva e Morro do Leão. Foi possível ver tubarões e seus filhotes sendo arrastados pelas marés até a areia. Foi sensacional. Observamos também os ninhos das tartarugas.

Praia do Sueste: é uma praia com muitas algas, que forma uma barreira a ser vencida para conseguir usufruir do banho.

Forte Santo Antônio e Capela de São Pedro dos Pescadores (igrejinha): nesse local encontra-se a enseada dos tubarões, onde foi possível observá-los em grandes quantidades.

Forte de Nossa Senhora dos Remédios: vários canhões apontados em várias direções, incluindo a Vila dos Remédios. Bela vista, sendo o terceiro ponto mais alto da ilha. Desse local temos uma visão ampla do denominado mar dentro (voltado para o Brasil) com suas águas mais claras.

Ótima visão do Morro São José e do Porto. Visão também do Morro do Pico (Piquinho) e Morro de Fora, e com uma bela visão de praias, como a Praia da Conceição, do Meio e outras.

Forte São Joaquim do Sueste: visão extraordinária dos Morros: Chapéu, Cabeludo e Madeira, e, também, da Baía do Sueste, podendo apreciar bem as águas de tonalidades azuis mais escuras do Mar de Fora (voltado para a África).

 Vila dos Remédios: ficamos hospedados ao lado dessa Vila, junto à Praça Flamboyant, a principal da ilha. Nessa vila encontra-se restaurantes famosos como: Restaurante do Cachorro, Restaurante Cacimba e outros”, relatou o professor.

O professor Diógenes ainda declarou ao professor Elmo Júlio, nucleador responsável pela escola em ocasião: “devo a realização de meus sonhos à parceria séria com o Ecos, jamais irei esquecer da premiação do concurso da Pegada Ambiental, muito bem discernida e organizada, dessa oportunidade… E, novamente, estou aí, com a General Carneiro no Ecos 2021, fazendo parte integrante, e que junto podemos mais. Valeu demais! O projeto socioambiental continua sendo o caminho para resgate da consciência em torno de nossa sobrevivência, de forma que possamos contribuir na formação de agentes multiplicadores de um desenvolvimento sustentável, com preservação ambiental”.

O Projeto Ecos amplia a participação das escolas em 2021, compromisso com a educação e com toda a sociedade.

O Movimento Ecos segue com as suas atividades em 2021, com a Campanha Agir Socioambiental e com os concursos Grafar-Ecos (pesquisa) e Redige-Ecos (redação), dando continuidade à temática voltada aos impactos causados pela Covid-19.

Até a presente data já são cerca de 180 instituições de ensino credenciadas, de várias redes do ensino: federais, estaduais, municipais, particulares, centro técnicos, Cesecs, dentre outras da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Essas escolas já se mobilizam através de encontros em plataformas virtuais com os núcleos do Ecos, organizados pelos professores, visando a efetiva participação. O intuito é estender o aprendizado aos seus alunos e acenar através da escrita e da pesquisa os alertas necessários para rever atitudes e gerar cuidados na busca de caminhos que possam levar à sustentabilidade.

Todas as escolas são assessoradas por professores da Dom Helder Escola de Direito e da EMGE Escola de Engenharia e Computação, para o sucesso dos três editais: Campanha Agir socioambiental, 2º Concurso Grafar-Ecos e 2º Concurso Redige-Ecos, todos com inscrições abertas.