Educação Ambiental como princípio da sustentabilidade


Por Nathalia Siqueira de Paula

O Movimento Ecos, projeto social e ambiental, tem como um dos seus objetivos democratizar a Educação Ambiental ao tratar de assuntos atuais de suma importância para a conservação e preservação do meio ambiente nas escolas públicas e privadas de Belo Horizonte e da região metropolitana.

Um dos projetos desenvolvidos em 2021 é a Campanha Agir Socioambiental, consistente em capacitações gratuitas e com certificação. Através dela conseguiu-se alcançar toda a comunidade escolar – alunos, professores e familiares – com temas socioambientais voltados para práticas que valorizam o meio em que se está inserido.

É importante que a educação básica possua conteúdos que respaldam os valores e a inserção de atitudes responsáveis para com o meio ambiente. A ideia de sustentabilidade precisa se tornar um hábito social comum, capaz de promover o equilíbrio econômico, ambiental e social, apto a demonstrar o amadurecimento das ideias e dos valores sociais, sendo o ser humano parte desse sistema, com a obrigação de promover a defesa e a preservação da natureza, bem como dos animais não humanos.

Nesse sentido, professores das escolas parceiras do Movimento Ecos se posicionaram a respeito do tema “Educação Ambiental como princípio de sustentabilidade”, mencionando a importância das atividades que incentivam e estimulam a produção de ideias e práticas inovadoras, que podem ser desenvolvidas pelos alunos, mesmo na modalidade do ensino remoto.

De acordo com Raimundo Jesus de Souza, professor orientador da Escola Estadual Odilon Behrens, “a Educação Ambiental nos ambientes escolares é a melhor forma de promover a sensibilização em nossos alunos, sendo necessário agir de forma eficaz a evitar maiores problemas futuros ambientais e de sobrevivência, concluindo que a sustentabilidade é o caminho mais benéfico e que precisamos ser menos gananciosos e possuir mais ações que protejam o nosso meio ambiente”.

Em nota, a Professora Stella Amaral, também ressaltou: “é com grande prazer que participo como professora orientadora do Movimento Ecos no Colégio Tiradentes da PMMG – Unidade José Mauro de Vasconcelos desde o ano de 2017. É extremamente gratificante ver, ano após ano, estudantes do Ensino Médio, com destaque para o terceiro ano, conduzindo atividades relacionadas à Educação Ambiental e bem-estar social, mobilizando, além de outros segmentos da escola, toda a comunidade escolar. As ações, que envolvem desde horta escolar à campanha para coleta de óleo para a produção de biodiesel, são, anualmente, aguardadas pelos estudantes, que visam não somente as bolsas de estudo na Dom Helder e EMGE, mas também a participação no processo de construção de uma sociedade melhor. Agora, com os projetos Grafar e Redigir, implementados no ano passado, e Agir Socioambiental, no presente ano, temos uma maior fundamentação teórica para a conscientização acerca da sustentabilidade, propiciando aos participantes a ampliação de seus conhecimentos acerca dos valores sociais e ambientais, que também perpassam pela saúde pública. Vida longa ao Movimento Ecos!”.

Tais parcerias e os depoimentos dos envolvidos nos projetos socioambientais, como os dos professores acima, só reforçam o trabalho sério e relevante que vem sendo desenvolvido pelo Movimento Ecos em prol da sustentabilidade.