Movimento Ecos: os benefícios da horta em casa


Por Evaldo Júnio

Há muitos anos o plantio de horta em casa tornou-se uma realidade na vida de muitas pessoas. Sobretudo, desde o início da pandemia, devido ao isolamento social, onde as pessoas tiveram que passar mais tempo em casa e muita das vezes para ocuparem a mente encontraram no manejo de hortas orgânicas e jardinagem um passa tempo.

Entretanto, não foi só o efeito da pandemia para o início deste hobby, mas sim a maior procura por uma alimentação mais saudável, devido à quantidade de agrotóxicos que vêm sendo usados nas grandes plantações de hortas. Essa produção em grande escala com o uso generalizado de agrotóxicos pode fazer mal a nossa saúde, ocasionando tontura, náuseas, vômitos e até mesmo doenças mais graves, como: câncer, infertilidade, malformação do feto, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e outros.

Por esse motivo, o cultivo de temperos, verduras, legumes e frutas em casa está sendo a melhor saída para se ter uma alimentação saudável, por serem produtos que não prejudicam a saúde, e mais que isso, são alimentos bem melhores, tanto no gosto, quanto no sabor. Por outro lado, podem ser uma forma de renda neste tempo de isolamento social e desemprego pela venda dos produtos diretamente ao consumidor gerando dignidade e sustentabilidade.

Mas, ainda muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer, onde fazer ou até mesmo como começar.

O Movimento Ecos pensando nessa demanda do cultivo de alimentos em casa, disponibilizará um curso de Horta Orgânica e Alimentação Saudável. É importante estimular essa prática de plantio para que as gerações presentes e futuras possam assegurar uma qualidade de vida melhor. Além disso, podemos reciclar materiais que facilmente poderiam ser destinados ao lixo, para tronarem-se em vasos de plantas, como garrafas, recipientes de produtos de limpeza, dentre outros.

Ademais, abordaremos outros benefícios da horta, como uma forma de terapia, sobretudo nesse momento de isolamento social em que ficamos mais tempo em casa. A rotina acabou se tornando maçante, cansativa, mas o plantio ajuda a melhorar a atividade motora e tem um efeito ao mesmo tempo motivador e relaxante na vida das pessoas, ainda mais, quando se vê o resultado do trabalho, muitos se enganam pensando que para se colher o resultado demora, pelo contrário, em menos de um mês já se é possível. Salienta-se ainda que o meio ambiente agradece.

Vale ressaltar, que não é preciso de grandes espaços, pois podem ser realizados de forma vertical ou até mesmo em vários vasos espalhados pela casa. Por conseguinte, a horta em casa, deixa o ambiente esteticamente mais bonito e mais fresco.