Live do Movimento Ecos aborda lixo zero e compostagem


O Movimento Ecos, promovido pela Dom Helder e pela EMGE, realizou nesta terça-feira (24) a terceira live da Campanha Agir Socioambiental com o tema “Lixo zero e compostagem” ao vivo pelo YouTube. O assunto foi apresentado pelo mediador, professor José Cláudio Junqueira, que também é coordenador técnico do Movimento, e debatido pelos convidados e especialistas.

A live iniciou com a participação da professora da Dom Helder Lívia Cruz, companheira de Junqueira na coordenação do Grupo de Iniciação Científica que quantifica a Pegada Ambiental nas escolas participantes do Movimento Ecos. O professor Diógenes Kretli participou do debate como representante da E. E. General Carneiro, vencedora da Pegada Ambiental 2019, que apresentou o menor índice de desperdício e impacto ao meio ambiente.

Ambos apresentaram suas perspectivas sobre a reciclagem dentro de seus ecossistemas e sobre a redução da produção de resíduos sólidos. Diógenes Kretli, que está no Movimento Ecos desde 2012 com a equipe Ecosolar, desenvolveu diversos projetos internos para conscientização dos alunos. “Os alunos ficaram muito empolgados quando viram o resultado do reaproveitamento dos materiais descartados, principalmente papel, na elaboração de objetos decorativos, jogos, entre outros”, disse o professor.

O debate também destacou, com a presença da presidente da RedeSol, Ivaneide Souza, a importância da destinação correta dos resíduos sólidos que vão para as cooperativas de coleta seletiva. “É um trabalho muito importante porque gera renda e dá uma destinação correta aos resíduos”, disse. Ela também explicou que todo material coletado é vendido a empresas e indústrias. Porém, ainda é comum a destinação incorreta do lixo no recipiente destinado à coleta seletiva. Recentemente, animais mortos e lixo hospitalar foram descartados nesses locais.

A educação ambiental foi destacada para a geração de consciência sobre a importância da coleta seletiva e da compostagem com a fala do engenheiro ambiental Felipe Gomes. Ele ressalta que levar informação sobre os benefícios dessas ações é essencial para melhorar o mundo. Vilma Estevam, da Cooperleste, continuou o assunto da compostagem e contou como a cooperativa iniciou o processo e utilizou para a realização de uma horta. Por fim, o nutricionista Guilherme Pacheco apresentou a parte empreendedora da reciclagem, do tratamento de resíduos e compostagem.