Live destaca a importância das hortas orgânicas e alimentação saudável


O Movimento Ecos, promovido pela Dom Helder e pela EMGE, realizou nesta terça-feira (21) a quarta live da Campanha Agir Socioambiental com o tema “Hortas Orgânicas e Alimentação Saudável”. A conversa foi transmitida ao vivo pelo YouTube do Movimento e teve ampla participação das escolas estaduais de Minas Gerais.

A live destacou histórias de sucesso nas produções de hortas em casa, na escola e como projetos de universidades. Também foi abordada a sua importância para a saúde com os nutricionistas Alessandra Mary de Souza e Guilherme Pacheco. “O Brasil hoje tem uma grande procura por alimentos orgânicos, tanto por causa da saúde, quanto em relação à preservação do meio ambiente”, destacou Alessandra Mary de Souza.

A especialista também explicou a diferença entre os produtos convencionais e os alimentos orgânicos. De acordo com ela, um estudo mostra que foram encontrados mais sais minerais e vitaminas em alimentos naturais do que nas demais hortaliças. A nutricionista também frisou que os orgânicos auxiliam na prevenção de doenças e na ativação dos anticorpos. No caso dos produtos convencionais, que são processados e ultraprocessados, isso não acontece.

Ainda durante a live, o professor nucleador Elmo Júlio de Miranda ressaltou a importância desses projetos de hortas orgânicas nas escolas para alimentação saudável dos estudantes. Ele também explicou porque em comunidades e aglomerados é mais difícil a evolução de hortas, bem como é mais fácil a proliferação de doenças. 

Segundo ele, “precisamos de solo a céu aberto para que possamos não só produzir hortaliças orgânicas, mas também dar acessibilidade à circulação da água no lençol freático para adquirir uma harmonização no ambiente e assim controlar a temperatura”. O professor explicou que nesses ambientes não há uma oxigenação perfeita, ocasionando pouca circulação de ar, o que faz com que as doenças proliferem com mais facilidade e as plantas tenham dificuldade na fotossíntese. 

A conversa também destacou a importância das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) para a alimentação saudável e como pode ser feito o cultivo e introdução no cotidiano das pessoas. Também participaram da live Luiz Antônio Chavez, coordenador técnico do Movimento Ecos e mediador da conversa, Michel Stórquio Belmiro, biólogo, Maria Regina de Miranda Souza, doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Hércules Ayres Vieira, engenheiro e químico.