Live apresenta desafios para os múltiplos usos da água


O Movimento Ecos, promovido pela Dom Helder e EMGE, realizou nesta terça-feira (23) a última live da Campanha Agir Socioambiental 2021 com o tema “Segurança Hídrica”. A conversa foi mediada pelo professor José Cláudio Junqueira, e transmitida ao vivo pelo canal de YouTube do projeto.

Iniciando o debate, o professor José Cláudio explicou a expressão “segurança hídrica”. O conceito foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ressaltar a necessidade do suporte ao consumo da água em quantidade e qualidade a toda a população mundial. “Isso está muito longe da nossa realidade, não só do planeta, em que nós temos 2 bilhões de pessoas sem acesso a água, mas também em nível nacional em que, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), temos quase 40 milhões de pessoas sem acesso a água”, destacou o docente.

Durante a live a questão da conscientização sobre o uso da água tanto em âmbito empresarial, quanto em âmbito social, foi debatida pelos convidados Gildazio Santos, mestrando em Direito Ambiental e articulador do Movimento Nacional de Direitos Humanos em Minas Gerais, e Juliana do Nascimento Dias, graduada em Gestão de Projetos e especialista em educação ambiental.

De acordo com Juliana do Nascimento, “quem não conhece, não preserva”. Isso porque a população desconhece o processo que envolve o sistema de utilização da água, e assim não valoriza a sua preservação. Para ela, é necessário levar ao público o conhecimento sobre as águas para que ocorra a mudança de atitudes.

No âmbito governamental, Heitor Soares Moreira, engenheiro ambiental e representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), explicou sobre a gestão da distribuição no estado. “Nos últimos 10 anos tivemos uma queda no volume das chuvas. Então quanto menos chove, menos águas nós temos correndo pelos rios. O desafio é atender os múltiplos usos sem que haja a escassez”, disse.