Curso Agir Socioambiental: a importância do conhecimento para a ação


O Movimento Ecos, desde o seu surgimento, busca proporcionar conhecimentos práticos, de modo que as pessoas envolvidas nos projetos sejam capazes de transformar o meio ambiente que estão inseridas.

Dentro dessa perspectiva, os projetos socioambientais sempre foram articulados dentro das escolas para ampliação do conhecimento e efetiva realização de ações para redução do consumo de água, de energia, diminuição da produção de lixo, reciclagem, desenvolvimento de hortas orgânicas e áreas verdes, dentre tantos outros.

Com a pandemia e o isolamento social o Ecos precisou reinventar-se e manter vivas as formas de atuação em prol do social e do ambiental.

Em vista disso, ainda no ano de 2020, foi lançada a Campanha Agir Socioambiental, que neste ano de 2021 está em sua 2ª edição.

Em 2020 o objetivo foi engajar a comunidade escolar e demais interessados a fazerem mais pelo socioambiental a partir de uma Campanha lançada no Instagram do Movimento Ecos (@ecosmovimento). O propósito era que, naquele início de pandemia, as pessoas apresentassem em suas redes sociais o que estavam fazendo em prol do socioambiental, mesmo com o isolamento social, e, a partir disso, motivassem outras pessoas a fazerem o mesmo.

A Campanha foi um sucesso e o Ecos foi marcado no Instagram em dezenas de publicações com pessoas envolvidas em repasse de alimentos aos mais necessitados, criação de hortas em suas residências, reciclagem e várias outras ações exemplares, sendo que muitos dos envolvidos, mediante sorteio, foram premiados com diversos brindes, inclusive Smartphones.

Já em 2021, com grande apoio da Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais, com quem o Ecos possui termo de parceria desde 2017, e de todas as escolas parceiras, a Campanha Agir Socioambiental expandiu ainda mais e lançou um curso visando um aprendizado teórico e prático capaz de fomentar novas ações.

O curso, que tem como público alvo a comunidade escolar, mas a ela não se limita vez que pode ser acessado por qualquer interessado, é totalmente gratuito e virtual.

O curso é subdivido em seis módulos, quais sejam: – transversalidade, leis ambientais e práticas diárias do cidadão; elaboração de projetos; lixo zero e compostagem; horta orgânica e alimentação saudável; meio ambiente e direito dos animais; e segurança hídrica, sendo cada módulo com duração média de 1hora.

Além das referidas aulas foram realizadas lives com duração aproximada de 1:30h que complementam cada módulo. Para tanto, o Ecos convidou para os debates profissionais de referências nos assuntos abordados, dentre eles professores e alunos. O objetivo das lives foi aprofundar as temáticas a partir de uma discussão mais crítica e democrática.

Para quem tem interesse no curso e não se inscreveu ainda dá tempo! As inscrições podem ser realizadas no próprio site do Movimento Ecos, através do link http://curso.ecossocioambiental.org.br/login/index.php.

O curso pode ser acessado até o dia 31 de dezembro de 2021, e ao final os participantes, mediante avaliação, receberão certificado de conclusão.