Movimento Ecos encerra atividades de 2021 com Cerimônia de Premiação


O Movimento Ecos, promovido pela Dom Helder e pela EMGE, encerrou as suas atividades do ano de 2021 com a Cerimônia de Premiação neste sábado (27). O evento ocorreu de forma híbrida, com a participação dos ganhadores dos primeiros lugares presentes no Auditório das Escolas, e a participação dos representantes das instituições parceiras de forma on-line. A Cerimônia foi transmitida no canal do Movimento Ecos no Youtube

O projeto em 2021 deu continuidade à sua reinvenção iniciada em 2020, devido à pandemia da Covid, seguindo em frente com o objetivo de levar a educação socioambiental para dentro da comunidade acadêmica de cada uma das 210 escolas participantes. Assim, foram premiados os vencedores do 2º Concurso “Grafar-Ecos” e 2º Concurso “Redige-Ecos”. 

Estiveram presentes no evento o reitor da EMGE, Franclim Brito, o coordenador-geral do Movimento Ecos, Francisco Haas, e o coordenador-técnico Luiz Chaves. Também participaram a representante da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Dra. Geniana Guimarães Faria, e professores e diretores representantes das escolas parceiras do Movimento Ecos, entre eles, Clarisse Helena Pereira Silva, da Funec, Maj. Nagib Magela Jorge de Oliveira, do CTPM Avelino Camargos, Dr. Yuri Maia, do CESEC, Dr. Wemerson Pereira da Cruz, do NUCEC, Dr. Daniel Neves Rocha, do Instituto Federal de Minas Gerais, e Dr. José Carlos de Sales Pereira, diretor do Colégio Clita Batista.

A abertura da cerimônia contou com a fala do reitor Franclim Brito, representando a direção das Escolas, que saudou todos os participantes e apoiadores do projeto e ressaltou a importância do Movimento. “O Ecos é motivo de enorme orgulho para a nossa comunidade acadêmica da EMGE, posicionando-se ao lado do Campeonato Estadual de Matemática (CEM), como a nossa principal atividade da área de extensão, justamente por nos vincular às escolas de ensino médio na promoção da cidadania por meio de suas ações em prol da preservação ambiental”, discursou. 

Francisco Haas, coordenador-geral do Movimento Ecos, agradeceu todos os participantes do evento e falou sobre a reinvenção do projeto. “Hoje estamos em festa e conheceremos os premiados dos cursos realizados ao longo deste ano, esperançosos em dias melhores e com sustentabilidade socioambiental com todos os nossos parceiros no desenvolvimento da escola sustentável em Minas Gerais”, expressou o coordenador.

A secretária adjunta da SEE/MG, Dra. Geniana Guimarães, falou sobre a alegria de concluir mais um ano do projeto do Movimento Ecos após um intenso e frutífero trabalho. “As atividades propostas neste ano de 2021 se mostraram ótimas ferramentas de estudo e de reflexão quanto aos valores e construção de hábitos saudáveis em todos nós, discussões primordiais para tempos tão difíceis como esse que ainda estamos vivendo”, discursou. 

Campanha Agir Socioambiental

O Movimento Ecos promoveu atividades remotas para a comunidade acadêmica das escolas de Minas Gerais ao longo do ano. A Campanha Agir Socioambiental consistiu em um curso de seis módulos e seis lives complementares abertas ao público pelo YouTube, e teve como objetivo fomentar ações socioambientais que pudessem ser desenvolvidas pelos professores, alunos e familiares nas suas próprias residências ou nas comunidades onde estão inseridos.

Os professores nucleadores do Ecos, Willio Campos e Elmo Júlio de Miranda discursaram sobre a importância da continuidade das campanhas do Movimento, e a união entre as instituições para que o projeto fosse executado. “Toda semente tem o sonho de ser floresta. Mais uma vez esse ano nós plantamos algumas sementes e temos a intenção de nos tornarmos uma grande floresta “, expressou o professor Willio.

Discursaram também o professor Cristiano de Sousa Rodrigues, diretor da E. E. Maurício Murgel, a professora Karine Grazielle Silva dos Santos e Martins, da E. E. Margarida Brochado, a estudante Ana Clara de Cunho Carraro, da E. E. Pedro II, e a professora nucleadora do Movimento, Ciangeli Clark. “A educação ambiental necessita que se cumpra o papel fundamental de educar os jovens comprometidos com a preservação ambiental”, disse a professora Ciangeli.

Concursos Redige-Ecos e Grafar-Ecos

O 2º Concurso “Grafar-Ecos” e o 2º Concurso “Redige-Ecos” foram criados em 2020 e chegaram nesta segunda edição cumprindo o objetivo geral de estimular o pensamento crítico em relação à natureza e ao isolamento social, bem como suas consequências. O tema deste ano foi “Aspectos econômicos, sociais, ambientais e afetivos enfrentados pelas famílias em tempos de pandemia”.

Premiação

Os ganhadores do 2º Concurso “Grafar-Ecos” receberam, alunos e professores, smartphones, do 1º ao 3º lugar, smartwatches, do 4º ao 10º lugar, e caixas de música portáteis, do 11º ao 15º lugar, além de medalhas, troféus e kits de Ecos para os Diretores. 

Confira os classificados do concurso “Grafar-Ecos”:

Já os vencedores do 2º Concurso “Redige-Ecos” receberam, também alunos e professores, smartphones, do 1º ao 3º lugar, smartwatches, do 4º ao 10º lugar, e kits de influenciador, do 11º ao 15º lugar, além de medalhas, troféus e kits Ecos para os Diretores. 

Confira os classificados do concurso “Redige-Ecos”:

Todos os ganhadores poderão retirar seus prêmios na sede da Dom Helder e da EMGE a partir da próxima segunda-feira (29), apresentando documento de identificação e/ou procuração simples no local.

Processo Seletivo Bolsa Ecos

O Movimento Ecos prorrogou até segunda-feira (29) as inscrições para o Processo Seletivo de Bolsa Ecos para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito e Engenharia Civil. Ao realizar a inscrição, os candidatos podem optar pela redação on-line ou pela utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após a realização da inscrição no processo seletivo, o participante deverá preencher o formulário de inscrição de bolsa e anexar o Histórico Escolar de Ensino Médio. 

Confira o edital e o formulário de inscrição para o Processo Seletivo de Bolsas do Movimento Ecos.

Processo Seletivo Dom Helder e EMGE

A Dom Helder e a EMGE também estão com inscrições abertas para os processos seletivos do primeiro semestre de 2022. Os interessados podem se inscrever para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Direito Integral e Engenharia Civil.

Vale ressaltar que a Dom Helder e a EMGE são instituições de excelência, com conceito máximo no MEC e ensino personalizado. Ambas apostam no ensino digital com flexibilidade e fazem parte da Rede Internacional Jesuíta, que há quase 500 anos investe na inovação e tecnologia, e possui mais de 200 instituições internacionais.

Veja mais informações:

Processo seletivo Dom Helder

Processo seletivo EMGE