III edição do Redige-Ecos terá premiações para as 15 melhores redações


A Dom Helder e a EMGE, através do Movimento Ecos, estão promovendo o III Concurso de Redação – Redige-Ecos. Atividade escrita, com foco na formação acadêmica, no conhecimento socioambiental, com o intuito de despertar nos estudantes o interesse por temáticas atuais, pertinentes à cultura e ao meio em que estão inseridos. 

O objetivo deste projeto é implementar o hábito da escrita, da boa argumentação e do pensamento crítico nos jovens estudantes. Desta vez, “A governança global, o ensino e as tecnologias para uma sociedade sustentável” será o tema central do concurso, propondo aos alunos a elaboração textual, com desenvolvimento na compreensão sobre as relações sociais e o engajamento de atitudes individuais necessárias à melhoria da vida em sociedade. As instituições cadastradas no Ecos 2022 têm até dia 31 de julho para se inscrever.

Poderão participar estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano) regularmente matriculados nas instituições públicas, privadas, centros técnicos e fundações, cuja instituição de ensino tenha feito o credenciamento e aderido ao concurso. As inscrições são gratuitas e a instituição interessada deverá inscrever a escola na plataforma Ecos, pelo endereço ecossocioambiental.org.br. Ela poderá aplicar a redação para todos os alunos, porém terá que selecionar até três para representá-la no concurso. 

Cada aluno participante deverá produzir uma redação dissertativa-argumentativa, pensando nas projeções de práticas socioambientais capazes de contribuírem para a construção de um projeto de vida comum e sustentável. Para isto, deverá escolher entre uma das três temáticas

  1. desenvolvimento tecnológico e científico para formação de uma sociedade sustentável; 
  2. desenvolvimento das tecnologias para uma sociedade sustentável;
  3. ciência e pesquisa para uma sociedade sustentável.

A postagem das redações na plataforma deverá ser feita até o dia 31 de agosto. Serão premiadas as 15 melhores redações produzidas pelos alunos. Confira os prêmios:

  • Para os 1º, 2º e 3º lugares será conferido um smartphone para aluno e orientador;
  • Para os 4º ao 6º será conferido um Kindle para aluno e orientador; 
  • Para os 7º ao 15 º será conferido um carregador portátil para aluno e orientador; 
  • O(a) diretor(a) ou gestor (a) das 15 instituições premiadas receberá um kit Ecos;
  • As instituições credenciados, seus professores, funcionários e alunos concluintes do ensino médio no ano de 2022 e ex-alunos poderão participar do processo seletivo da Dom Helder e da EMGE para 2022 e serem contemplados com bolsas de estudo de 30%, 50%, 75% ou 90%, conforme editais próprios.

A classificação será divulgada no dia 25 de novembro na plataforma, site e demais redes sociais do Movimento Ecos. A data da entrega dos prêmios será no mesmo dia, durante a caminhada ecológica e a festa da premiação do projeto socioambiental 2022. 

Confira o Edital completo aqui.

Não fique de fora! Participe!