Ecos com novidades: Retomada à Caminhada Ecológica e mais possibilidades em prol da sustentabilidade


Após atravessar um período difícil com a eclosão e auge da pandemia Covid-19, o Movimento Ecos não desanimou. Com o apoio das Instituições Dom Helder e EMGE, e convênio de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o projeto conseguiu manter as atividades, metas e objetivos, envolvendo cerca de 300 instituições, atingindo milhares de estudantes, professores e membros de toda a sociedade.

A travessia e transformações nos últimos dois anos não foram fáceis, pois o projeto abrange muitas ações presenciais e concretas. Porém, a Educação Ambiental teve sua continuidade para o Desenvolvimento da Escola Sustentável ser praticado pelas instituições de ensino parceiras do projeto.

Em 2022, o Movimento Ecos continua estabelecendo a preocupação para com o equilíbrio ambiental, equidade social e a sustentabilidade. Para tanto, o Ecos colocou em análise os segmentos que podem ser seguidos, levando em conta as transformações em que o mundo foi afetado pelo impacto da Pandemia. A equipe procurou analisar, pesquisar, organizar e planejar orientações temáticas que poderiam contribuir para a educação vigente de forma geral.

A sustentabilidade se remete às formas de sobrevivência em um modelo de vida digna, inclusive, mantendo-se em harmonia com a natureza e seus recursos. Todavia, após esses dois anos anteriores difíceis, seria o momento de haver um maior dinamismo para auxiliar os estudantes, professores, profissionais da educação e sociedade em rever e reavaliar ideias, organização, planejamento e ações em busca da sustentabilidade. O projeto procura, mais do que nunca, neste momento, contribuir com novos parâmetros estabelecidos para com a educação, construir e percorrer caminhos que facilitem e fortaleçam direcionamentos aos objetivos de desenvolvimento sustentável: autonomia na formação, emprego e capacidade de empreender. Hoje, o Movimento Ecos procura se alinhar com as novas metas do Novo Ensino Médio, resguardando suas bases e condutas em prol da preservação de ambientes equilibrados e saudáveis.

Mais de 200 instituições de diversas modalidades de ensino já confirmaram participação. Escolas e colégios veteranos, fundações, centros técnicos, das esferas públicas, estaduais, municipais e redes particulares de ensino muitos desses, parceiros há 12 anos.

O Ecos tem a missão de levar conteúdos, ferramentas e metodologias, para incentivar jovens e educadores sobre a importância de praticar ações que possam minimizar os impactos ambientais vigentes e abrir caminhos para o enfrentamento de crises atuais. Nestes 12 anos,  possibilitou um enorme número de jovens a prosseguir com seus estudos e ingressarem com bolsas de estudos nos cursos oferecidos pela Dom Helder e EMGE, com a excelente qualidade de ensino. O projeto volta inovado, mais forte e se afirma mediante às prementes necessidades atuais da sociedade que o cerca.

As instituições de ensino estão mobilizadas para as atividades do primeiro semestre, que são o Redige Ecos 2022 e a Pegada Ambiental. Já para o segundo semestre, o projeto está organizando o Festival de Dança, promovendo a expressão da cultura, a criatividade e as diversidades que os grupos das instituições de ensino parceiras possuem. Valorizar a arte também é uma forma de fortalecer e possibilitar a sustentabilidade. Além disso, acontecerá o Concurso Estadual de Matemática (CEM), que promove a inserção dos estudantes no processo seletivo, com disponibilidade de bolsas de ensino em ambas as faculdades. A premiação de primeiro lugar leva o professor e a dupla de alunos para o laboratório da NASA, nos Estados Unidos.

 

Projeto Trilhas do futuro educadores

A Dom Helder, neste ano, ampliou sua atuação para todo Estado de Minas Gerais pelo seu credenciamento para a Formação Permanente dos Servidores da SEE/MG. A Instituição teve inscrições de mais de 600 servidores para fazer o curso de Especialização em Educação Ambiental, no formato EaD. Chamamos atenção para a inscrição de matrículas em vagas residuais que acontecem do dia 11 a 18 de julho, pelo site www.trilhaseducadores.mg.gov.br. Nesta parceria, a Dom Helder também ofereceu 25 vagas para o Mestrado, disputadas por 931 servidores, e 25 vagas para o Doutorado, disputadas por 338 deles.

Este é um novo marco para o Movimento Ecos, que, além da Cooperação Técnica com a SEE/MG para a Região Metropolitana e para o Desenvolvimento da Escola Sustentável, conta agora com a formação quadro de professores para o Estado. Esta parceria possibilita uma sinergia com as atividades já desenvolvidas pelo projeto há mais de 12 anos e contribui com a exigência legal do Estado e do MEC para a obrigatoriedade da Educação Ambiental na grade curricular.

 

O Movimento Ecos, inspirando estudantes e profissionais.

O Movimento Ecos, com a sua estrutura, capacidade e intenções, vem inspirando professores e profissionais em desenvolver trabalhos, projetos e iniciativas que possam beneficiar o campo da pesquisa e da tecnologia.

O projeto passou a ter defesa de Mestrado e Doutorado por estudantes e professores no pioneirismo da inovação. É mais interessante ainda quando o projeto se torna inspiração e tema para estudantes de outras instituições como a Andressa Luciana Faria Cesário, que está concluindo o Mestrado Profissional em Administração na Faculdade de Pedro Leopoldo (FPL). Na introdução de seu projeto sobre Gestão e Inovação, ela cita a pedagogia Inaciana, aplicada pela Dom Helder como paradigma, citando a afirmativa: “Fazer e ser melhor sempre e em tudo”. O pré-projeto de Andressa trabalha o Ecos como metodologia de inovação de ensino em vários planos, não somente em educação em si, mas desenvolvimentista e na linha das novas consciências sustentáveis.

O Ecos 2022 mantém a preocupação em poder contribuir para construção da inovação e, principalmente, para se ter um ambiente equilibrado e saudável. São muitas as realizações, objetivos conquistados, oportunidades, eventos e encontros felizes neste caminho de todos que fazem parte deste virtuoso projeto em construção.

 

Texto por: Elmo Júlio